Metaverso: Como esta tecnologia terá impacto no nosso futuro?
Segundo o programador Bendev Junior, o metaverso pode revolucionar vários aspetos da nossa sociedade. Não foi por acaso que o Facebook alterou o nome para Meta.
Nos últimos anos, o termo metaverso ganhou destaque no mundo da tecnologia e tem despertado a curiosidade de muitas pessoas. Especialmente depois de grandes empresas investirem no projeto, até mesmo o Facebook, que alterou o nome para Meta, em referência ao metaverso. Mas o que é exatamente é o metaverso e como esta tecnologia tem o potencial de impactar o nosso futuro?
O que é o metaverso?
O metaverso é um espaço virtual partilhado onde as pessoas podem interagir com ambientes e objetos digitais em tempo real. Trata-se de um conceito que vai para lá da realidade virtual e dos jogos online, pois procura criar uma realidade alternativa completa e apresenta um novo grau de imersão, onde é possível trabalhar, estudar, socializar e consumir de forma virtual.
Uma das áreas em que o metaverso já é bastante explorado é o mundo dos jogos. Grandes empresas de tecnologia têm investido no desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos, nos quais os jogadores podem interagir entre si e com o ambiente cada vez mais realista. Esta tendência tem o potencial de transformar a indústria de jogos, abrindo novas possibilidades de experiências para os jogadores e criando oportunidades de negócios inovadores.
Os benefícios do metaverso para a sociedade
De acordo com o programador Bendev Junior – especialista em programação de aplicações, Inteligência Artificial e automação RPA (Automação de Processos Robóticos), empreendedor no ramo de desenvolvimento de softwares e Tech Influencer –, o desenvolvimento do metaverso “pode beneficiar” a sociedade em diversos aspetos”. Por exemplo, na Educação e na Saúde.
“O metaverso pode trazer diversos benefícios à nossa sociedade, otimizando e facilitando atividades e criando novos horizontes. Isto acontece principalmente com a Educação, ampliando o leque de possibilidades de didática para os professores, e a Saúde. Com o metaverso, será possível formar melhores profissionais e melhorar a precisão de técnicas cirúrgicas”, assegura.
“Além disso, a popularização do metaverso também abre novas ideias para o turismo, gerando novas e mais imersivas experiências e sensações, mesmo que o turista não esteja presencialmente no local”, explica Bendev Junior.
Os desafios para o metaverso
“Existem questões de privacidade, segurança e exclusão digital que deixam muitos em alerta e devem ser cuidadosamente consideradas para garantir que todos possam aceder e beneficiar deste novo ambiente virtual”, considera.
A maior dificuldade para a popularização do metaverso e a democratização dos dispositivos usados para promover uma maior imersão, como óculos 3D e headphones de qualidade, mas “já é possível ter amostras do metaverso através de alguns jogos e softwares”. “Aqui, porém, a palavra-chave é a imersão. Encontrar formas simples e acessíveis de proporcioná-la a todos é um dos maiores desafios da tecnologia”, afirma Bendev Junior.
Siga a Impala no Instagram