Os ovos protegem contra a gripe. Saiba como
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, até 650 mil pessoas morrem no mundo devido à gripe e cinco milhões ficam doentes.
Na maior fábrica de vacinas do mundo, em Liverpool, são criadas mais de 50 milhões de doses em… ovos de galinha. De acordo com a BBC News, os ovos são utilizados para ‘chocar’ a vacinas desde a década de 1930 por que é o alimento que contém todos os nutrientes necessários.
LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta quarta-feira, 18 de dezembro
A mesma publicação refere que os ovos são lavados e injetados com uma pequena quantidade do vírus da gripe. Depois, são armazenados por 72 horas para que o vírus se consiga desenvolver. Mais tarde, o topo dos ovos é removido e o líquido que contém o vírus também. Esse líquido é, então, misturado com outras cepas para que seja criada a vacina.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, até 650 mil pessoas morrem no mundo devido à gripo e cinco milhões ficam doentes.
Cuidado, vamos entrar no pico da gripe
Este ano, o período pico da gripe dá-se entre o Natal e a segunda semana de janeiro. A previsão foi apresentada, esta manhã, pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.
O início da fase epidémica ocorreu há duas semanas, segundo dados confirmados pela equipa de investigadores responsável pelo estudo, da qual faz parte Nuno Rodrigues, médico, da Associação Nacional dos Médicos de Saúda Pública (ANMSP) e António Teixeira Rodrigues e Peter Heudtlass, do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR).
Texto: Joana Ferreira com Carla S. Rodrigues
LEIA MAIS
Metro de Lisboa fecha três horas mais cedo na véspera de Natal
Siga a Impala no Instagram