Saiba como parar soluços: 4 truques simples e infalíveis

Parar soluços rapidamente quando acontecem episódios é possível seguindo algumas dicas que fazem com que os nervos e músculos da região do tórax voltem a funcionar no ritmo adequado.

Saiba como parar soluços: 4 truques simples e infalíveis

Parar soluços parece tarefa difícil. Normalmente duram alguns segundos, podendo ser realizadas técnicas caseiras, truques simples e infalíveis, para desaparecerem mais rapidamente. São populares, nem todas possuem comprovação científica e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Leia depois
11 dicas para não sofrer com as alergias na primavera
Espirros, tosse, comichão. Se é este o cenário que quer evitar, há estratégias ‘milagrosas’ (… continue a ler aqui)

Quando o soluço é persistente pode persistir mais de um dia

Quando o soluço é continuo ao ponto de durar mais de 24 horas é necessário consultar um clínico geral para avaliar as causas do soluço e indicar um tratamento com medicamentos adequados. Podem ser gabapentina, metoclopramida e baclofeno. No entanto, em casos mais simples e mesmo para auxiliar os mais prolongados, seguem cinco dicas eficazes.

1. Beber um copo de água gelada

Ingerir água gelada ou chupar gelo estimula os nervos do tórax. Pôr uma compressa fria no rosto, para ajudar a controlar a respiração, tem o mesmo efeito. O dois em um, melhor ainda. Tudo dependerá dos recursos que tiver no sítio onde se encontra no momento.

2. Prender a respiração pode parar soluços

Suspensa a respiração o máximo que conseguir ou respire dentro de um saco de papel. Aumenta os níveis de CO2 no sangue e estimula o sistema nervoso. O oposto também resulta. Respirar profunda e lentamente para esticar o diafragma e músculos da respiração.

3. Apanhar um susto

Liberta adrenalina que interfere no funcionamento cerebral e estimula os nervos musculares. Fazer movimentos como se fosse espirrar também pode ser uma dica eficaz pois ajuda o diafragma a voltar a funcionar de maneira adequada. Beber um pouco de água com o tronco inclinado para frente ou de cabeça para baixo tem o mesmo resultado.

4. Comer uma colher de mel

Açúcar, mel, limão, gengibre ou vinagre, são substâncias que estimulam as papilas gustativas, sobrecarregam os nervos da boca e ocupam o cérebro com outras estímulos, fazendo relaxar o diafragma. Como já percebeu, o grande truque está em controlar o tórax e diafragma. Uma vez calmas, adeus soluços.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS