Os perigos do Natal. Este vídeo mostra como uma árvore se incendeia em segundos
Este Natal tenha cuidado. As luzes de Natal que coloca na sua árvore são um dos pontos altos da decoração mas podem ser catalisadoras de uma verdadeira tragédia.
Todos nós gostamos de uma casa cheia de decorações natalícias, com uma árvore repleta de luzes e presentes em volta. Contudo, o que pode ser o Natal que todos queremos pode, facilmente, se tornar numa quadra natalícia que ninguém merece. Cada vez mais vemos organizações de apoio ao consumidor a alertar para os perigos que alguns tipos de árvore de Natal podem trazer. A iluminação é um dos pontos vitais da decoração mas também uma das questões onde deve primar pela segurança.
LEIA DEPOIS
Exclusivo: A pré-publicação da biografia «Mister Jesus»
Um dos primeiros passos será o de testar as luzes antes de colocar as mesmas, de forma a perceber se todas funcionam e se alguma está deteriorada ou num ponto que poderá potenciar um curto-circuito. Outra das questões essenciais é não ligar todos os aparelhos eléctricos na mesma tomada ou extensão. Nunca se esqueça que as luzes produzem calor e que, como tal, não convém ter as mesmas ligadas durante muito tempo de forma a não queimar o pinheiro ou despoletar o fogo. Uma boa solução são as luzes LED que, para além de mais económicas, produzem menos calor.
LEIA TAMBÉM
Homem garante ter viajado no tempo até 2030 e faz revelações sobre o futuro
Cuidado, não deixe a sua árvore secar
Os pinheiros são peça essencial numa decoração de Natal e são um dos ‘pormaiores’ onde deve fazer um bom investimento. Ao comprar um pinheiro de plástico, não se esqueça de comprar um que seja resistente ao fogo e, se for um pinheiro natural, tente mantê-lo com alguma humidade, de forma a ganhar resistência. Por fim, cuidado com as crianças ou com animais de estimação que possam derrubar a árvore e provocar algum incêndio. Lembre-se sempre de desligar as luzes e qualquer aparelho eléctrico quando não houver ninguém em casa.
LEIA MAIS
Mulher de 46 anos apanhada a fazer sexo oral a criança de 13 em Vila Velha
«O meu avô sentiu-se mal e morreu ali mesmo ao meu lado», recorda Jorge Jesus em livro
Siga a Impala no Instagram