Pessoas com dores nas articulações sofrem mais com o frio?
Já ouviu falar ou é uma daquelas pessoas que sofrem com dores nas articulações nas épocas mais frias do ano? Muitos acreditam que esse aumento de dores é mito.
Já ouviu falar ou é uma daquelas pessoas que sofrem com dores nas articulações nas épocas mais frias do ano? Muitos acreditam que esse aumento de dores é mito, mas não é. O médico ortopedista David Gusmão revela que o tempo frio faz com que as articulações que têm algum grau de artrose doam mais. Segundo o médico, “não é à toa que os pacientes de idade mais avançada procuram mudar-se para locais mais quentes. Antigamente, Miami era um reduto dos reformados muito em função das dores articulares, de doenças respiratórias, pois o clima quente diminui a dor articular, como também nas articulações de quem tem artrose e doenças respiratórias”.
David contou que outro facto interessante é que as articulações que têm artrose ou ossos que sofreram alguma fratura, costumam doer mais quando está tempo de chuva. “Isso acontece porque quando o tempo está fechado e próximo de chover, ocorre uma mudança de pressão atmosférica e muitas vezes a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, que teve uma fratura, não se consegue equilibrar na velocidade adequada, na velocidade rápida o suficiente para acompanhar essa mudança de pressão atmosférica.”
Fazer gelo ou bolsa de água quente?
O especialista acrescentou ainda que “não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor!”. O ortopedista informou que as pessoas sempre confundem: se estamos com alguma dor devemos usar frio ou calor? “Quando a pessoa fez um exercício, teve um traumatismo, ou fez um exercício extenuante e aquela articulação que ela tem artrose está a doer, imediatamente após exercício colocar gelo é uma boa alternativa. No entanto, se a pessoa tem uma articulação com artrose e tem dor sem ser relacionada com um exercício, o calor costuma ser melhor.”
Além disso, o médico também afirmou que podemos observar esse fenómeno da seguinte forma: “quando a pessoa tem alguma articulação com artrose, em um grau médio, por exemplo, e começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta a lubrificação, aumenta a flexibilidade do tecido de colágeno, que o tecido de colágeno responde a temperatura ficando mais flexível. A lubrificação daquela articulação aumenta no início da atividade física e com o corpo aquecido diminuem os sintomas. O corpo frio, parado, pouca lubrificação, pouca elasticidade do colágeno causa mais dor articular”, finalizou.
Fotos: Divulgação / MF Press Global
Sofre de dores nas costas? Há uma solução
A Medicina Tradicional Chinesa previne complicações na zona das costas, um problema que afeta mais de 70% das pessoas (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram