Já conhece o primeiro salão de chá 100% gluten free no Porto?
O único salão de chá cem por cento livre de glúten abre esta sexta-feira no Porto. Além dos snacks, as pessoas intelorantes a esta substância também encontrarão bebidas especiais, como cerveja sem glúten
A baixa do Porto vai ficar mais saudável com o Com Cuore – Sem Glúten, novo salão de chá que oferece variados snacks sem glúten a pessoas que sejam sensíveis à substância.
LEIA MAIS: Os 10 alimentos que tornam a sua pele mais bonita
Localizado no Pátio das Cardosas (Rua Trindade Coelho Entrada 10 Loja 11) – recentemente recuperado – o Com Cuore – Sem Glúten dedicou todo um menu pensado nas pessoas com doença celíaca (intolerância radical ao glúten).
A ideia deste espaço partiu de Emília Oliveira e Cátia Silva, duas mulheres empreendedoras, que sendo mãe e filha, decidiram em conjunto lançar-se por mares nunca dantes navegados.
Ter familiar celíaco levou à abertura de salão de chá sem glúten no Porto
O facto de terem um familiar celíaco fez com que se interessassem por este mundo da alimentação sem glúten. Cátia Silva, professora com formação em Educação Especial, aliou ainda os seus conhecimentos como docente ao novo negócio, pois acredita que «uma alimentação isenta de glúten contribui para a diminuição de comportamentos disruptivos em crianças que manifestem problemas como o autismo e atrasos cognitivos significativos».
O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma intolerância radical ao glúten que causa uma inflamação grave do intestino e leva à desnutrição por má absorção de nutrientes.
LEIA MAIS: Quer viver mais anos? Siga este conselho! [Estudo científico]
Nos celíacos, as partículas não digeridas das proteínas do glúten – como a gliadina, presente no trigo – conseguem atravessar a parede intestinal, que desencadeia uma reação do sistema imunológico e agride as células da camada superficial do intestino delgado.
Com o tempo, o distúrbio vai destruindo as vilosidades do intestino (aquelas saliências em formato de dedos que absorvem nutrientes). A doença celíaca não tem cura e seu único tratamento é eliminar o glúten da dieta.
Texto: Cynthia Valente | WIN Porto
LEIA MAIS: Emagrecer é comer bem e correr? Errado, as emoções também contam
Siga a Impala no Instagram