Fique a par do risco que corre quando faz xixi antes de sair de casa só porque sim

Muitas pessoas fazem xixi antes de sair de casa só porque sim. Descubra por que é algo que deveria evitar.

Fique a par do risco que corre quando faz xixi antes de sair de casa só porque sim

Está a preparar-se para sair e de casa e não tem vontade de fazer xixi. Ainda assim, pensa que é melhor ir à casa de banho por via das dúvidas. Até porque não sabe se terá um wc por perto para onde vai. Caso se reveja neste comportamento, deverá saber que não é caso isolado. Só que está a cometer um erro. Pois forçar o xixi não é uma boa ideia. Por isso, prepare-se para as seguintes dicas para um melhor funcionamento da bexiga, que são partilhadas pelo The Sun.

Leia depois
Fique a saber por que anda a defecar de forma errada
Nutricionista dá dicas sobre a forma correta de defecar, até porque muitas são as pessoas que o fazem de uma forma completamente errada (… continue a ler aqui)

1 – Não vá à casa de banho só porque sim
A bexiga é um tanque de retenção. Que só deverá ser esvaziado quando está cheio. E uma das melhores formas de fortalecer o pavimento pélvico é deixar de fazer xixi só porque sim. Esta é a opinião da fisioterapeuta Esther Stubbs. “Ao fazer xixi com frequência, está a treinar a bexiga para querer esvaziar quando não está cheia”, diz ao jornal.

2 – Realize um exame pélvico
Nada melhor do que fazer um exame pélvico para ficar a par do estado de saúde.

3 – Cuidado com as irritações
“Substâncias como álcool, cafeína, frutas cítricas e refrigerantes irritam o revestimento da bexiga, fazendo com que sinta que precisa ir à casa de banho com mais frequência. Considere cortá-los”, recomenda a especialista.

Junte-se a nós no Instagram

4 – Não se esqueça deste truque
O truque passa por apertar o pavimento pélvico antes de tossir, espirrar, saltar ou rir. “Isso fecha o esfíncter do colo da bexiga, evitando vazamentos nesses momentos perigosos”, refere.

5 – Pondere uma dieta
“Uma dieta rica em fibras evita a obstipação, pois o esforço persistente também pode enfraquecer o pavimento pélvico”, salienta a médica Ghazala Aziz-Scott.

6 – Atenção à saúde hormonal
As hormonas também precisam que esteja atento às mesmas. “Mulheres na menopausa podem considerar tomar TRH e reverter a deficiência de estrogénio que torna o pavimento pélvico mais fraco. O creme de estrogénio vaginal local é realmente útil para manter os tecidos vaginais saudáveis e prevenir a flacidez”, explica a médica.

7 – Quando consultar um médico
Em caso de incontinência urinária deverá consultar o seu médico. E não deverá sentir vergonha pois é uma situação comum a muitas pessoas. A ajuda de um profissional é o primeiro passo para lidar com o problema e resolver o mesmo.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS