Álcool pode danificar o fígado mesmo que não beba qualquer bebida
Pode não tocar numa bebida alcoólica, mas ainda assim o seu corpo pode produzir uma quantidade suficiente de álcool para danificar o seu fígado.
As lesões no fígado são por norma associadas ao consumo excessivo de álcool, mas na verdade não precisa de beber para vir a sofrer de algumas delas.
LEIA DEPOIS
Dicas e truques para acabar de vez com a celulite
E isto porque existem certas bactérias intestinais, presentes no corpo de todos, que produzem álcool e que podem danificar gravemente o fígado.
Calcula-se um em cada quatro adultos no mundo sofra de uma doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD), em que a gordura se acumula no fígado, impossibilitando a sua função, sem que seja necessário beber em excesso. A causa é, para já, desconhecida, mas um recente artigo científico publicado na revista Cell Metabolism tenta desmistificar esta condição clínica.
Um grupo de médicos chineses, do Instituto de Pediatria de Pequim, estudaram um paciente com esta doença em estado avançado. Descobriam que este ficava com o corpo com muito álcool sempre que comia alimentos ricos em açúcar. Uma curiosa condição conhecida como síndrome de auto-cervejaria (ABS). Normalmente, esta condição resulta de infeções por leveduras, mas, aparentemente, essa condição não se figurava neste paciente. E isto porque o seu corpo não reagiu à medicação anti-leveduras. Continue a ler aqui.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 4 de outubro
Siga a Impala no Instagram