Saiba como escolher a pasta de avelã e cacau mais saudável
A pasta de avelã e cacau é um dos acompanhamentos para o pão favoritos dos portugueses, mas há algumas coisas que precisa de saber sobre esta delícia…
A pasta de avelã e cacau é um dos acompanhamentos para colocar no pão mais saborosos e um dos favoritos dos portugueses. No entanto, o consumo deste alimento deve ser moderado e devidamente controlado.
A nutricionista Catarina Sofia Correia, da Clínica Tejo Saúde, explicou à VIP como é composta esta pasta deliciosa e o porquê de ser necessário consumi-la de forma controlada.
Composição
A pasta de avelã e cacau é constituída por açúcar [entre 50 a 60%]. Por cada 15 gramas [cerca de 1 colher de sopa rasa] obtemos aproximadamente 8,5 gramas de açúcar. Consumir grandes quantidades deste produto, rico em açúcar, pode contribuir para o aumento de peso e para o desenvolvimento de diabetes ou outro tipo de doenças crónicas.
Outro componente da pasta de avelã e cacau é o óleo de palma, proveniente do fruto da palmeira. Esta gordura contribui para a quantidade elevada de calorias que a pasta fornece e, por isso, a porção de 15 grama deve ser respeitada e acompanhada por um estilo de vida ativo e saudável, de forma a evitar o aumento indesejado de peso e problemas de saúde.
As avelãs [13% da composição] são as responsáveis pelo sabor desta pasta. Este fruto é composto por vitamina E, vitamina B6 e cálcio. Apesar de serem frutos secos e de serem saudáveis, são ricos em gorduras e devem ser consumidos de forma moderada.
O cacau não é o componente mais abundante nesta pasta, mas acaba por ser um dos mais saudáveis. O cacau é uma fonte muito rica em componentes bioativos, como os polifenóis, importantes para a saúde cardiovascular e para o sistema imunológico.
A pasta de avelã e cacau é ainda constituída por leite de vaca em pó, lecitinas [à base de ovo ou soja], e vanilina [aditivo com sabor a baunilha].
Comer com moderação
Estes são os ingredientes que podemos encontrar na pasta de avelã e cacau mais consumida no mundo. No entanto, existem várias marcas que podem conter outros ingredientes e, por norma, mais quantidade de açúcares e aditivos artificiais.
Antes de comprar a sua pasta, leia com atenção o rótulo alimentar, onde está descrita a lista de ingredientes, e opte por aquela que tiver mais produtos naturais e menos adição de açúcares e gordura. Independentemente da marca, encare esta pasta deliciosa como um «miminho» e não a consuma de forma rotineira. O seu consumo deve ser moderado e balanceado com uma dieta saudável e equilibrada e com um estilo de vida ativo.
Aproveite para pôr em prática um dos seus «miminhos» e coloque por cima de uma panqueca simples de aveia caseira [respeitando a dose de 15 gramas], ou acrescente aos seus queques com chocolate caseiros. Mas lembre-se: não adicione açúcar à receita. Estas pastas já são doces o suficiente.
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Siga a Impala no Instagram