Saiba que problemas de saúde provoca o stress
Stress e episódios frequentes estão associados a problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas e hipertensão.
Stress tem conotação negativa e, caso aconteça com frequência, provoca problemas de saúde. No entanto, trata-se simplesmente de uma consequência fisiológica comportamental e absolutamente normal do ser humano, que surge como resposta a um episódio que traz consigo o sentimento de medo ou de ameaça.
Leia depois
Má nutrição durante a gravidez pode potenciar doenças cardíacas nos filhos
Tem “um forte impacto no coração do feto”, aumentando o risco de doenças a longo prazo (… continue a ler aqui)
Stress pode causar problemas de saúde como a depressão
Os casos provocados por esta reação ao medo ou à ameaça podem, contudo, ser até benéficos. Quando vivido com constância, torna-se num problema. O quadro acarreta sintomas físicos, emocionais e psicológicos, comportamentais e cognitivos. Em casos mais graves, pode levar a doenças cardíacas, de hipertensão e gastrointestinais.
Diversas situações podem provocar stress. Problemas de relacionamento com família, amigos ou conflitos internos, por exemplo. Questões financeiras, profissionais, sobrecarga de trabalho, chefia, colegas hostis, mudanças, nova rotina, incertezas, angústias e até má alimentação, além de sono insuficiente são outras consequências deste estado psicológico.
Conheça o primeiro degrau a subir para escapar ao stress
Entre os sintomas mentais, encontra-se a baixa autoestima. Pode acontecer se o indivíduo tem a impressão de que as pessoas com quem convive ou conhece têm sucesso na carreira e ele não. Começa a sentir-se pessimista sobre a vida que tem e acaba por perder o interesse nos objetivos que traçou ou na busca de novos. Neste caso, convém procurar apoio médico especializado na área.
Stress também pode levar à depressão e este é um dos seus efeitos mais graves. Sobre os sintomas emocionais, pessoas com uma carga de stress elevada ficam mais suscetíveis a oscilações de humor e com irritações constantes. Também se sentem agitadas e pouco relaxadas. Costumam ainda ter tendência para o isolamento e revelarem-se incompreendidas. Em qualquer um dos problemas de saúde associados ao stress, o primeiro degrau a subir passa por evitar profissões e ambientes propícios a que esta condição se prolongue e até aumente.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram