Saiba que alimentos deve evitar quando as temperaturas estão mais elevadas

A ingestão de líquidos é fundamental e deve também procurar alimentos ricos em água. Mas que alimentos devemos evitar quando o calor aperta?

Saiba que alimentos deve evitar quando as temperaturas estão mais elevadas

O calor chegou, estamos no verão e a hidratação (que é importante durante todo o ano, naturalmente) ganha especial importância. A ingestão de líquidos é fundamental e deve também procurar alimentos ricos em água. Um excelente exemplo, por exemplo, são as melancias. Existem, contudo, muitos outros. A questão inversa é que colocamos poucas vezes. Isto é, que alimentos devemos evitar quando o calor aperta? É a isso que vamos responder.

Para ler depois
Homens que bebem esta cerveja específica tendem a ser infiéis
Novo estudo dá a conhecer aquela que é a cerveja preferida dos homens que estão à procura de um caso extraconjugal (… continue a ler aqui)

A regra principal a ter em conta é evitar alimentos que provoquem efeitos diuréticos, como café e chá, que o vão levar mais vezes à casa de banho e, por consequência, deixá-lo desidratado. O mesmo sucede com alguns vegetais como funcho, alho, alcachofras e espargos. Alimentos rico em proteínas também são de evitar, já que exigem muita energia para digerir o que cria um processo conhecido como termogénese.

Uma grande surpresa nesta lista e que muito provavelmente não estava a contar são os gelados. Eles também podem aumentar a temperatura corporal e isso deve-se ao facto do corpo tenta compensar, fazendo mais esforço, o arrefecimento rápido iniciado por este e outros alimentos frios. Além disso, os gelados são muitas vezes ricos em açúcar e gordura, o que torna também a digestão mais lenta.

Foto: Sebastian Coman Photography on Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS