São estes os benefícios do exercício físico na prevenção de transtornos mentais nas mulheres

As chances de uma mulher desenvolver, ao longo da vida, algum tipo de transtorno mental e de comportamento são 1,5 vezes maiores do que as de um homem.

São estes os benefícios do exercício físico na prevenção de transtornos mentais nas mulheres

As chances de uma mulher desenvolver, ao longo da vida, algum tipo de transtorno mental e de comportamento são 1,5 vezes maiores do que as de um homem. Já está comprovado cientificamente que as mulheres têm maior probabilidade de desenvolverem transtornos mentais. Como forma de prevenção ou tratamento, o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, realizou um estudo mostrando como o exercício físico pode contribuir para melhorar esses transtornos.

São inúmeros os motivos pelos quais as mulheres tendem a desenvolverem transtornos mentais, como dupla jornada de trabalho, diferenças biológicas, ciclo menstrual e menopausa, além de questões sociais como falta de escolaridade, de estabilidade financeira, desigualdade e a violência. “Nessa relação de motivos incluímos a pandemia provocada pelo vírus da covid-19. Ela trouxe a necessidade da população se isolar, o que também contribuiu para intensificação no surgimento de transtornos”, acrescentou.

Dois terços das mulheres inquiridas em estudo dizem ter sido alvo de body shaming

Quase dois terços (64%) das mulheres inquiridas num estudo afirmam ser ou ter sido alvo de comentários depreciativos ou insultos sobre o seu corpo, em especial por parte dos amigos, familiares e conhecidos (…continue a ler aqui)

Mulheres têm mais chances de desenvolver transtornos mentais do que os homens

O estudo mostra ainda que as chances de uma mulher desenvolver ao longo da vida algum tipo de transtorno mental e de comportamento são 1,5 vezes maiores do que as de um homem. “Entre esses transtornos estão estados depressivos, mudanças de humor, transtornos alimentares, ansiedade, euforia exacerbada, fobias e transtorno dissociativo com perdas da memória, mudanças na consciência e uma perda da noção da própria identidade”, detalhou o neurocientista.

Além de opções como uso de medicamentos e terapias, a pesquisa também sugere como forma complementar de tratamento ou prevenção dessas doenças da mente, a prática de exercícios físicos. O Dr. Fabiano de Abreu afirma que essa prática melhora o funcionamento do corpo, regula o sono, desenvolve as funções cognitivas, traz sensação de bem estar, aumenta a autoestima da mulher. “Exercícios físicos ajudam a prevenir uma grande quantidade de doenças mentais, além de terem efeitos terapêuticos em diferentes grupos de transtornos mentais como ansiedade, transtornos de humor e alimentares, esquizofrenia e uso de substâncias”, afirmou.

Entre as atividades físicas sugeridas no estudo estão exercícios aeróbicos, por exemplo, caminhada, corrida, pedalar, subir e descer escadas, pular e a prática de yoga.

Impala Instagram


RELACIONADOS