Psicólogo explica significado de sonhar com a própria morte
Sonhar com a própria morte é algo comum. Se nunca lhe aconteceu, de certeza que conhece alguém que passou por esta experiência.
Se nunca sonhou de certeza que conhece alguém. A verdade é que sonhar com a própria morte é um dos pesadelos mais comuns no ser humano. Fora possíveis significados mais espirituais para quem acredita, também existe uma explicação a nível cientifico. De acordo com o psicólogo António Zadra (ao Notícias ao Minuto), um terço destes sonhos estão relacionados com ansiedade. Muitas vezes, sonhar com a morte pode ser reflexo de depressão.
LEIA DEPOIS
Recém-nascido encontrado sozinho em casa com 30 quilos de droga
Sonhar com a própria morte é uma forma de o inconsciente se preparar para situações de risco iminente
Apesar de haver várias explicações que divergem de caso para caso, uma das conclusões mais comuns é a de que este sonho é uma forma de o inconsciente se preparar para certas situações de risco iminente na vida da pessoa em causa. Por exemplo, sonhar que se é atacado por um urso: face a uma situação semelhante na vida real, estará melhor preparado para enfrentar as circunstâncias pois não é apanhado de surpresa.
Cérebro desenha estes sonhos como reprodução da ansiedade que a pessoa está a viver
Outra resposta possível é que o cérebro desenha estes sonhos como uma reprodução do nível de ansiedade que a pessoa está a viver presentemente na sua vida, acrescenta Zadra. Ou seja, quanto mais intenso for o sonho, maior é o nível de ansiedade que uma pessoa está a sofrer no seu dia-a-dia. Segundo esta perspectiva, a pessoa deverá ir a um psicólogo o mais depressa possível para chegar ao cerne da questão que lhe provoca ansiedade e tentar resolve-la.
LEIA MAIS
Conheça os 7 mitos relacionados com a mamoplastia
Parte a perna à namorada por não gostar de refeição
Siga a Impala no Instagram