Hotel Parque Serra da Lousã recebe galardão Green Key

Hotel Parque Serra da Lousã distinguida pelo segundo ano consecutivo com o prémio Green Key, galardão internacional que promove o turismo sustentável.

Hotel Parque Serra da Lousã recebe galardão Green Key

O Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, foi galardoado pelo segundo ano consecutivo com o prémio Green Key, galardão internacional que promove o Turismo Sustentável. A chave verde é atribuída a estabelecimentos turísticos e a restaurantes que implementem boas práticas ambientais e sociais.

LEIA DEPOIS
Antes de planear os próximos dias, saiba aqui como vai estar o Tempo

Os passos dados para o turismo sustentável

Entre 2018 e 2019 a unidade hoteleira demonstrou uma diminuição de gastos totais de eletricidade e água, mesmo com o aumento da taxa de ocupação, revelando um esforço notório na mudança de comportamentos. A política ambiental definida para o presente ano foi construída com base em contributos de colaboradores e direção, mas não só. Os hóspedes da unidade também foram convidados a dar o seu contributo. Associadas às mudanças de comportamentos, foram realizados alguns investimentos como troca de todas as lâmpadas da unidade hoteleira, colocação de redutores de água em todas as torneiras e implementação de plano de rega mais eficiente.

Candidatos ao Galardão passam por longa fase de avaliação

Em nota dirigida à imprensa, a direção do Hotel dá conta de como procura, todos os dias, reforçar a sua atuação nesta área. «A postura do Hotel Parque Serra da Lousã não poderia ser diferente, tendo em conta a missão da instituição proprietária da unidade – a Fundação ADFP, e também tendo em conta a proximidade e a relação com o Parque Biológico.» Os candidatos ao Galardão passam, depois de se candidatarem, por uma longa fase de avaliação, com visitas de inspeção. A atribuição é feita aos estabelecimentos que mostrem valorizar a gestão ambiental e promovam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida

A atribuição do prémio é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca. Em Portugal, a coordenação cabe à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e conta com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas. Localizado a menos de 20 minutos da cidade de Coimbra e da belíssima aldeia do Gondramaz, o Hotel Parque Serra da Lousã possui 40 quartos, incluindo 3 suites, quartos comunicantes e quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Quinta pedagógica, centro Hípico e zona museológica

Junto ao Hotel, e para além da agradável rede de percursos pedestres, localiza-se o Parque Biológico da Serra da Lousã, amostra única da fauna e da flora existente na Península Ibérica. Contando com espécies como cervídeos, linces, lobos ibéricos, ursos pardos, aves de rapina, raposas, entre outras, o Parque inclui uma Quinta Pedagógica, um Centro Hípico e uma zona museológica – Ecomuseu Espaço da Mente. O Templo Ecuménico Universalista, também muito próximo, foi inaugurado no ano de 2016 e é um espaço único no mundo – aberto aos crentes de todas as religiões e, também, aos ateus. Situado no cimo da montanha, este espaço carregado de simbolismo e mensagem faz parte do Trivium, conceito imaterial onde o Parque Biológico lembra a igualdade da Vida, o Ecomuseu Espaço da Mente exige a Liberdade e o Templo apela à fraternidade com a Natureza.

Investimentos da Fundação ADFP, instituição sem fins lucrativos e de interesse público

Todos estes investimentos são propriedade da Fundação ADFP, instituição sem fins lucrativos e de interesse público que, através da aposta no setor do turismo, procura financiar as suas múltiplas respostas sociais naquela que é uma mais inovadoras Instituições do Terceiro Setor no território nacional e europeu.

LEIA MAIS
María Pombo. O vestido de noiva e os melhores looks das convidadas
Veja as pontes que ainda vai poder fazer em 2019
Crossover Lexus UX: A aerodinâmica do futuro [ensaio WiN | vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS