Como a varicela pode afetar o neurodesenvolvimento do bebé

Varicela pode gerar uma série de sequelas no bebé se afetar mulheres grávidas, de acordo com o neurocientista Fabiano de Abreu.

Como a varicela pode afetar o neurodesenvolvimento do bebé

A varicela é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster e marcada por erupções cutâneas. Apesar de ser mais comum em crianças, pode afetar pessoas de todas as idades. Por norma, a varicela costuma ser uma doença autolimitada, mas, em certos casos, como em grávidas, pode causar “complicações graves e duradouras”, incluindo o impacto no neurodesenvolvimento do bebé.

Para ler depois
Disfunção erétil afeta 50% dos homens entre os 50 e os 59 anos

Como ocorre o contágio por varicela?

Transmite-se pelo contacto direto com o fluido ou pela inalação de partículas virais presentes no ar quando uma pessoa infetada tosse ou espirra. Os bebés, especialmente aqueles com menos de um ano de idade, têm maior risco de desenvolver complicações graves devido ao seu sistema imunológico imaturo.

Quais os impactos em grávidas?

De acordo com o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, o contágio em gestantes pode gerar sequelas neurológicas permanentes nos bebés. “O vírus, quando afeta gestantes, pode gerar diversos problemas na mãe e no feto, através da Síndrome de Varicela Congénita. Ocorre pela infeção do vírus na mãe e é transmitido ao filho através da placenta. O processo ocorre de forma mais grave durante as 20 primeiras semanas”, alerta.

A varicela “é marcada por uma embriofetopatia, que gera diversos problemas, em especial no desenvolvimento neurológico, podendo causar, entre outras sequelas, hidrocefalia, microcefalia, calcificações intra e extra cranianas e atrofia cerebelar e cortical, o que afeta permanentemente a saúde do bebé”, explica o neurocientista.

Para ler depois
Por que são as doenças dos pés mais comuns no verão?

Como prevenir a varicela em gestantes?

Os cuidados preventivos para a varicela em gestantes, e para a população em geral, são simples. O mais importante, porém, é evitar todos os problemas que a doença desencadeia.

Os principais cuidados incluem “lavar as mãos com frequência e evitar contacto com pessoas contaminadas, locais ou objetos de contacto direto com o paciente”. Além disso, “a vacinação é fundamental”.

Como é feito o tratamento?

Não existe tratamento específico para a varicela. “Normalmente, os cuidados com a doença consistem em medicamentos para aliviar os sintomas”, em especial “gel e loções para aliviar a comichão”, e “repouso até à remissão total da condição”, que costuma ocorrer durante “menos de 30 dias”.

Impala Instagram


RELACIONADOS