Viajar de avião tem impacto no nosso corpo
Distensão abdominal, stress e cansaço. São estes alguns dos sintomas menos agradáveis.
Viajar de avião é, muitas vezes, a forma de deslocação de eleição para muita gente. Isto por causa da rapidez e comunidade com que nos fazem chegar ao destino, muitas vezes do outro lado do mundo. Ainda assim, é importante saber que viajar de avião pode ter impacto no nosso corpo. Distensão abdominal, stress e cansaço são alguns dos sintomas e problemas menos agradáveis que as viagens de avião podem causar. Mas, de acordo com o site da CUF, há estratégias para prevenir estas situações.
São estes os sintomas mais comuns causados pelas viagens de avião:
1 – Mais stress
Há pessoas para quem viajar de avião representa um aumento dos níveis de stress, algo que pode mesmo acontecer antes da viagem em sim. Para evitar que a viagem seja tão stressante, deve planeá-la com com calma. Guarde os seus medicamentos junto a si e não na bagagem de porão, isso pode ajudar.
2 – Desidratação
Nas cabines dos aviões, os níveis de humidade são mais baixos do que aqueles a que estamos habituados em terra. Assim, podemos sentir a garganta, nariz, olhos e pele secos, o que pode aumentar o risco de contrair outras doenças. Mantenha.se hidratado durante a viagem- Não deve consumir chá, café ou bebidas alcoólicas. Evite também a utilização de lentes de contato. Tenha na sua posse creme hidratante e spray nasal.
3 – Micróbios
O ar mais seco dos aviões e a proximidade com outros passageiros pode levar à transmissão de micróbios, sobretudo quando as pessoas espirram e tossem perto umas das outras. Tenha sempre consigo uma embalagem de álcool gel e lave as mãos com frequência durante a viagem.
4 – Cansaço
Se já se sentiu cansado depois de uma viagem de avião, saiba que há muitos fatores que contribuem para isso. Um deles é o fato de a pressão ser mais baixa em altitudes elevadas. Se os níveis de oxigénio no avião são mais baixos, o mesmo acontece com os níveis de oxigénio no corpo. Assim, é normal sentir cansaço. Deve manter-se hidratado e movimentar-se, sempre que possível durante o voo.
5 – Pressão nos ouvidos
Durante o voo, a pressão de ar vai sofrendo alterações. Por consequência, os ouvidos vão tentando adaptar-se e, por isso, é comum sentir os ouvidos a “estalar”. Este desequilíbrio pode contribuir para cinetose (enjoo de movimento). Outro dos problemas são dores de ouvidos ou perda temporária da audição durante a viagem. Para ajudar, mastigue pastilha elástica, beba líquidos ou boceje. Pode também repetir movimentos de deglutição.
Caso tenha alguma inflamação nos ouvidos, deve falar com o seu médico antes de viajar de avião.
6 – Distensão abdominal
As mudanças de pressão no ar fazem também sentir-se no interior do estômago e intestino. Os órgãos podem expandir-se e, como resultado, podem fazer com que se sinta mais inchado do que habitual. Antes e durante o voo evite alimentos que provocam gases com café, chocolate ou bebidas com gás.
7 – Jet lag
A diferença horária entre países pode fazer com que sinta jet lad. Quando maior a diferença, maior pode ser a dificuldade em adaptar-se ao horário do destino. Cansaço, sono desregulado, náuseas, diarreia, obstipação, ansiedade e confusão são alguns dos sintomas associados ao jet lag. Altere a sua rotina de sono antes da viagem para que fique mais semelhante à do país de destino e assim irá adaptar-se com mais facilidade a um fuso horário diferente.
8 – Aumento da pressão arterial
Quanto maior for a altitude, mais baixos são os níveis de oxigénio, o que faz com os níveis de pressão arterial subam. Pessoas com valores altos devem ter alguns cuidados tais como movimentar-se durante o voo e evitar alimentos salgados, bebidas alcoólicas e calmantes. Se tomar medicação, leve-a consigo durante a viagem.
9 – Risco de trombose
Este é um problema de saúde que ocorre quando coágulos se formam nos vasos sanguíneos dos membros inferiores. Quando se soltam pode ocorrer uma embolia pulmonar. O risco acrescido de ter uma trombose venosa profunda em viagens de avião é maior em pessoas que sofrem de varizes, obesidade ou outras doenças crónicas. Como forma de reduzir este risco, use roupa confortável durante o voo, dobre e estique as pernas, massage os músculos, caminhe no corredor do avião, hidrate-se e tomo a medicação.
Para ler depois
Sangramento nasal. São estas as causas e os tratamentos
A hemorragia nasal é uma situação muito frequente que pode acontecer a qualquer um, seja adulto ou criança (…continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram