Tomar vitamina D durante a gravidez aumenta a hipótese de ter parto normal
As mulheres que tomaram vitamina D também perderam menos sangue depois do parto.
Um estudo publicado na revista científica Journal of Public Health em dezembro de 2022 indica que mulheres que tomam suplemento de vitamina D durante a gravidez apresentam maior probabilidade de ter um parto normal. Para a realização deste estudo, cientistas da University of Southampton, no Reino Unido, analisaram os resultados do projeto Mavidos, um levantamento de dados que estuda os benefícios dos suplementos de vitamina D durante a gestação.
Os cientistas deste projeto escolheram 965 grávidas de forma aleatória. Todas foram acompanhadas pelos especialistas durante a gestação e o parto e foram divididas em dois grupos. Um dos grupos recebeu mil unidades extra de vitamina D por dia, o outro recebeu um comprimido.
Mulheres que tomaram vitamina D perderam menos sangue após o parto
A pesquisa revelou que 65,6% das mulheres que tomaram o suplemento de vitamina D tiveram parto normal espontâneo. No grupo que recebeu apenas o placebo, o número de partos normais desceu para 57,9%. Já a quantidade de grávidas e cada grupo que teve o bebé por cesariana foi de 21,3% do grupo da vitamina D e 22,7% do grupo do comprimido.
De acordo com a líder do estudo, a cientista Rebecca Moon, as mulheres que tomaram vitamina D também perderam menos sangue depois do parto.
Para ler depois
Manchas são um dos 5 sinais de cancro nos jovens a que deve ter atenção
Estudo recente dá conta de que menos da metade dos jovens com idades entre 18 e 24 anos tem a capacidade de identificar de forma correta os sintomas físicos que podem ser alerta (…continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram