Cuidado com o calor: Alerta vermelho para 13 distritos a partir de amanhã
A Proteção Civil emitiu um alerta vermelho para 13 distritos do centro e norte do país, devido às temperaturas elevadas previstas até domingo e risco agravado de incêndios.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta vermelho (o mais elevado da escala) para 13 distritos do centro e norte do país, devido às temperaturas elevadas previstas até domingo e risco agravado de incêndios. Os distritos abrangidos são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria.
LEIA DEPOIS
Aluguer de autocaravanas aumentou 23% em Portugal
Mantém-se também alerta laranja
A ANEPC decidiu manter o alerta laranja, o segundo mais alto da escala, para Beja e Faro, que já estava em vigor para estes distritos, e elevar de amarelo para laranja o alerta para Lisboa, Évora e Setúbal, entre quarta-feira e domingo. Também presente na conferência de imprensa, o presidente da ANEPC, Mourato Nunes, realçou a importância de todos os portugueses estarem atentos ao risco de fogos florestais, lembrando que “só há incêndios se houver ignições”. “É preciso haver uma grande disciplina para evitar incêndios desnecessários”, afirmou, garantindo que o dispositivo está montado para que haja uma intervenção rápida e eficaz, mas admitiu a ocorrência de imponderáveis e incêndios que se tornem incontroláveis.
Vários operacionais no terreno
O dispositivo previsto é composto por 11.492 operacionais no terreno, apoiados por 60 meios aéreos, estando ainda à disposição um helicóptero de reconhecimento. Na conferência de imprensa, Nuno Moreira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avisou que os próximos dias terão temperaturas muito elevadas, podendo atingir os 40 graus nas regiões sul e do Vale do Tejo e serem superiores a 30 graus no resto do território.
Preveem-se também noites muito quentes em Lisboa e Vale do Tejo, nunca descendo abaixo dos 20 graus e valores de humidade relativa bastante baixa, nomeadamente no litoral, o que não é habitual. Espera-se ainda vento forte, sobretudo nas regiões montanhosas e no centro e norte do país.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 4 de setembro
Homem morre afogado em represa no concelho de Castelo Branco
Siga a Impala no Instagram