Alface mata duas pessoas nos Estados Unidos e Canadá
O surto da bactéria E.coli nos Estados Unidos e Canadá já fez duas vítimas mortais. Autoridades apontam que causa provável é consumo de alface romana.
Um surto da bactéria E. Coli já fez duas vítimas mortais, uma nos Estados Unidos e outra no Canadá. As autoridades canadianas já atribuiram este surto ao consumo de alface romana, no entanto, as congéneres norte-americanas ainda não confirmaram que as mortes se devem ao consumo deste vegetal.
O surto desta bactéria, que habitualmente provoca problemas menos graves como diarreias, gastroenterite, infeções urinárias ou dores abdominais, já afetou 58 pessoas. O departamento de saúde pública canadiano divulgou que a maioria dos infetados relatou ter ingerido esta variedade de alface.
«As pessoas relataram terem comido alface romana em casa bem como em saladas já confecionadas, compras em mercearias, restaurantes e cadeias de fast food».
A organização não governamental Consumer Reports alerta para que se evite o consumo deste vegetal.
«Embora não possamos garantir a 100% que a alface é a causa do surto de E.coli nos Estados Unidos, aconselha-se precaução uma vez que a alface é consumida em cru».
Saiba como evitar ser infetado
Embora não haja quaisquer relatos de pessoas afetadas por este surto no continente europeu, e do e.coli ser uma bactéria que, na maioria das suas estirpes, é inofensiva, há cuidados a ter. Estas são as principais formas de transmissão da bactéria:
- – Consumo de água sem tratamento de esgoto
- – Carne não cozida a mais de 71°C
- – Leite ou queijos não-pasteurizados
- – Vegetais e legumes regados com água contaminada e mal lavados
- – Nadar em rios, lagos ou piscinas contaminados
- – Contato direto com o ambiente de animais infectados
Tem dúvidas? Contacte o SNS 24 através do 800 24 24 24
Siga a Impala no Instagram