Alunos do profissional passam a ter acesso ao ensino superior sem fazer exames nacionais
O Governo pretende, ainda, que esta medida entre em vigor já no próximo ano letivo.
Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, anunciou esta quarta-feira que os alunos que terminem um curso profissional ou artístico terão condições diferentes de acesso à faculdade. A proposta do Governo é que estes estudantes possam entrar no ensino superior sem terem de fazer os habituais exames nacionais. O Governo pretende, ainda, que esta medida entre em vigor já no próximo ano letivo.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira
Alunos terão direito a um concurso especial
Segundo o Público, que cita um projeto de decreto-lei a que teve acesso, deverá ser criado um concurso especial a que podem concorrer estudantes que frequentem cursos profissionais, cursos artísticos e da rede de escolas do Turismo de Portugal. Em alternativa, o Governo propõe que as instituições de ensino superior a que os alunos se candidatem realizem provas específicas de carater teórico ou prático. Cada instituição irá decidir se pretende ingressar por esta via de acesso especial.
Manuel Heitor, em declarações à TSF, revelou que «foi gerado um consenso entre todas as instituições, no âmbito da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, para já entrar em vigor no próximo ano letivo». «Estamos a ultimar a discussão e a aprovação dos termos legais, em sede do Governo, para ainda, de uma forma atempada, garantir que as instituições estão aptas a atrair mais estudantes do ensino profissional», afirmou a entidade.
Texto: Joana Ferreira
LEIA MAIS
GNR desmantela rede que assaltava estabelecimentos em Almada
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram