As dicas dos matemáticos para ganhar em 5 dos mais populares jogos do mundo

O poder da matemática é praticamente ilimitado. Graças à matemática, fomos capazes de colocar um homem na superfície da Lua, desenvolver feitos de engenharia nunca antes vistos, e inventar objectos como o computador ou o avião.

As dicas dos matemáticos para ganhar em 5 dos mais populares jogos do mundo

Mas o a matemática também pode ser aplicada aos jogos que partilhámos diariamente com amigos e familiares. Se está farto de perder na Batalha Naval ou no Monopólio, seguir as dicas dos matemáticos pode ser uma maneira fácil e garantida de aumentar as suas chances de vencer. E para ganhar, nem sequer é preciso der um génio da matemática.

4 em Linha

Segundo os especialistas, existem mais de 4 triliões de configurações possíveis quando se joga 4 em linha. Mesmo assim, um estudo matemático demonstrou que o outcome de um jogo de 4 em linha é sempre definido pela primeira jogada. Assumindo que os jogadores não cometem erros durante o decorrer do jogo, a maneira garantida de vencer ao 4 em linha passa simplesmente por ser o primeiro a jogar. Sempre que tiver essa oportunidade, basta depositar uma ficha na linha do centro para garantir 100% de hipóteses de vencer. Se escolher jogar numa das 4 linhas das extremidades, terá a mesma probabilidade de perder. Se, por outro lado, começar por depositar uma ficha nas 2 linhas adjacentes à linha central, é praticamente certo que o jogo terminará empatado. Talvez por ser tão deterministicamente previsível, o 4 em linha é muitas vezes considerado um jogo “resolvido”.

Batalha Naval

A Batalha Naval é um jogo de tabuleiro muito popular, com décadas de história. Mas sabia que existe um método comprovado para aumentar em 12% as suas chances de acertar nos navios do adversário? Um estudante da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, realizou um estudo matemático intensivo aplicado à Batalha Naval. Com base numa série de amostras, ele concluiu que escolher um dos quadrados centrais é a maneira mais eficaz de afundar os barcos do jogador adversário. As hipóteses de acertar num navio contabilizam-se em 8% no que toca às colunas laterais, mas aumentam para 20% nos quadrados do centro do tabuleiro. Isto pode ser explicado pela natureza física das peças de Batalha Naval. Como os barcos não assentam de forma versátil nas colunas laterais, os jogadores têm tendência para colocá-los no centro do tabuleiro.

Poker

A ligação profunda entre o poker e a matemática é bastante conhecida. Mas o engenheiro de software Chris Beaumont decidiu ir além das comuns probabilidades para ajudar os jogadores a vencer no popular jogo de cartas. Ele desenhou um sistema virtual, que pode ser acedido de forma gratuita, e em que o valor de cada mão é definido à partida. Útil para quem joga poker online ou com os amigos, este sistema permite avaliar com precisão de que maneira uma mão inicial se compara, em termos de chances de sucesso, com outras mãos adjacentes. Toda a gente sabe que um par de Ases é a melhor mão possível, mas a tabela gráfica de Beaumont pode ajudá-lo a compreender melhor o valor real de mãos menos apreciadas. Embora o poker seja menos previsível do que os outros jogos nesta lista, conhecer e memorizar o valor relativo das suas mãos iniciais pode melhorar em muito as suas chances de ganhar. Lembre-se apenas que este método se aplica apenas ao Texas Hold’em.

Monopólio

Jogar Monopólio pode ser moroso e frustrante. No entanto, os matemáticos conceberam uma estratégia interessante para todos aqueles que desejem vencer de forma rápida o jogo. De acordo com o jornalista Walter Hickey, é possível maximizar de forma relevante as suas chances de ganhar no Monopólio se comprar propriedades próximas da casa da prisão. A ideia é simples: tendo em conta que os jogadores acabam muitas vezes por ir parar à prisão, existe um maior número de tráfego nas casas que se encontram em redor da casa da prisão. Isto quer dizer que, se comprar propriedades próximas da prisão, é bastante provável que obtenha um fluxo de receita estável com as mesmas. Construir grandes hotéis nestas casas pode ser a maneira mais rápida de derrotar os seus adversários, ainda que a sua vitória esteja sempre dependente de factores arbitrários, como a sua sorte com os dados.

Pedra, papel, tesoura

Sem dúvida um jogo mais simples do que o poker ou o Monopólio, “pedra, papel, tesoura” é um daqueles desafios favoritos das crianças. Matematicamente, as hipóteses de vencer são sempre de 1 em 3. Mas o caso muda de figura quando a psicologia humana passa a ser tida em conta, como comprova um vídeo publicado pelo canal Numberphile. De acordo com um estudo realizado na China, as pessoas têm tendência para escolher mais vezes uma combinação vencedora, e para rejeitarem mais frequentemente uma combinação com que perderam. Ou seja, se um jogador venceu com “Pedra”, é extremamente provável que este escolha “Pedra” com mais frequência durante as suas próximas jogadas. É por isso que o Pedra, papel, tesoura se joga quase sempre à melhor de 3 partidas: porque é possível enganar o sistema quando se tem em conta a previsível psicologia humana.

Impala Instagram


RELACIONADOS