As primeiras palavras do «camionista do milagre». «Parecia que tinham sido engolidos pelas nuvens»

O homem de 37 anos cujo nome ainda não foi revelado ficou a segundos da morte. Quando viu a ponte desabar, fez macha atrás

Um camião verde não caiu com o colapso da ponte de Morandi, em Génova, por segundos, durante a manhã de terça-feira, dia 14 agosto. O condutor do pesado escapou por pouco à morte. O momento foi captado em vídeo e divulgado nas redes sociais e o camião já é apelidado de «carrinha milagre».

LEIA MAIS: «Carrinha milagre»: Camião salva-se de colapso de ponte em Génova por segundos [vídeo]

Não falou durante as primeiras horas após o acidente, até porque se encontrava em choque. Remeteu as declarações para o diretor-geral da cadeia de supermercados para a qual trabalha (a Barko, como se pode ler na carrinha verde), mas agora deu as suas primeiras declarações.

«Chovia, chovia muito e não era possível ir mais rápido. Quando um outro carro me ultrapassou, reduzi a velocidade para manter uma distância de segurança porque travar com aquela chuva era impossível. A dada altura, tudo tremeu. O carro que tinha à frente desapareceu e parecia que tinha sido engolido pelas nuvens. Levantei os olhos e vi a torre da ponte a cair», disse ao jornal Corriere della Sera..

O condutor, natural de Génova, conta que fez de tudo para travar o veículo. «Travei. Não só travei como puxei o travão de mão. Instintivamente, ao ver o vazio diante de mim, meti a marcha atrás, como para tentar escapar àquele inferno».

LEIA MAIS: Colapso da ponte em Génova mata pais e filho de 8 anos [vídeo]

Na mesma reportagem no Corriere della Sera, pode conhecer-se a história de Afifi Idriss, um camionista marroquino que seguia logo atrás do condutor da carrinha verde.

O homem de 39 anos recorda que viu «um camião verde a parar e a recuar». Quando parou o camião, fechou-o, e fugiu.

O colapso da ponte Morandi provocou pelo menos 39 vítimas mortais e as buscas continuam. Por motivos de precaução, 632 pessoas foram já retiradas das suas casas uma vez que o que resta da ponte está em risco de desmoronar também.

Impala Instagram


RELACIONADOS