Vídeo com atitudes racistas num autocarro está a chocar o país
O Portal de Notícias Impala obteve uma reação por parte da Carris, depois de um funcionário da empresa ter sido chamado de “preto de merd*”.
O vídeo caiu que nem uma “bomba” nas redes sociais e não é “mais um” vídeo com insultos racistas. Nem pode ser designado como tal. É o registo de uma discussão onde “a quente” surgem várias palavras ofensivas de parte a parte. As figuras centrais desta polémica são o passageiro de um autocarro da Carris e o motorista do veículo. Não se sabe o porquê da discussão e muito menos se percebe a razão para as agressões verbais, mas as imagens captadas por outra pessoa que seguia no mesmo meio de transporte, não estão a deixar ninguém indiferente.
“Eu não estou aqui para ser perturbado por si! Estamos a brincar ou estamos a falar com quem afinal? Caraças me fod*, pah”, ouve-se o motorista a dizer. “Está a falar mal para quê? Para que é que está a dizer asneiras?”, responde o passageiro já com alguma idade. As palavras acesas continuam. O motorista, de cor negra, ameaça colocar o idoso na rua, e ouve a seguinte resposta: “Vai mas é para a tua terra, pah”. Não contente com o que acabou de ouvir, o funcionário da Carris levanta-se do seu lugar e diz: “Vai para o caraças, pah… eu sou mais português que você, palhaço da merd*”.
Os ânimos aquecem ainda mais e as provocações mantêm-se: “Você quer ir para a rua, quer? Eu ponho-o na rua. Eu estou-lhe a dizer que não preciso de polícia para o por na rua”, continua o motorista. “Então toca lá. Toca lá, pah! Não estás a falar com nenhum otário”, reposta o passageiro.
Durante mais de um minuto podem ouvir-se muitas acusações, assim como ofensas verbais testemunhadas por várias pessoas.
A reação da Carris
O Portal de Notícias Impala entrou em contacto com a Carris, que através da Chefe do Núcleo de Relações Públicas e Comunicação, Inês Andrade, declarou: “A Carris repudia qualquer atitude menos cívica relativamente aos nossos motoristas, que desempenham sempre o seu trabalho com brio e dedicação”, começa por ler-se num e-mail enviado à nossa redação. E no que diz respeito às palavras trocadas entres os dois homens, a resposta foi perentória: “A Carris repudia veemente qualquer atitude racista ou xenófoba”.
A nossa redação tentou da mesma forma entrar em contacto com a associação SOS Racismo, mas até ao momento não obteve resposta.
Veja na nossa galeria o vídeo que está a chocar as redes sociais.
Siga a Impala no Instagram