Siga estes 5 conselhos e não deixe que o frio prejudique a condução
O frio parece ter chegado para ficar e as manhãs são, muitas vezes, sinónimo de dificuldades na visibilidade na condução. Siga estas recomendações para que as suas manhãs possam ser mais ‘zen’.
Portugal tem conhecido temperaturas muito baixas, principalmente durante a noite e madrugada. Se for daqueles que já se deparou com o seu carro coberto de gelo, leia as nossas recomendações para não ficar com os vidros embaciados e, principalmente, conduzir em segurança.
A SEAT quis ajudar os condutores a combater a vaga de frio e deu alguns conselhos para conduzir com o máximo conforto.
Os conselhos que o irão ajudar a conduzir em segurança:
Desembaciar os vidros: A melhor forma de desembaciar os vidros é, segundo María García, engenheira do Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT, usar o ar condicionado. «Quando ficamos nesta situação devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o para-brisas e para os vidros», afirma García.
Usar demasiada roupa: Casacos, cachecóis e luvas limitam os movimentos e, por isso, reduzem a segurança na condução. «As luvas são recomendáveis apenas em casos excecionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos», esclarece a especialista.
Bancos aquecidos: Uma das melhores formas de aquecimento. Os bancos garantem que o calor seja distribuído de forma uniforme e em apenas três minutos. “Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado”, aconselha María García.
Temperatura ideal de condução: O seu carro deverá estar a 21,5ºC. Esta é apelidada de ‘temperatura de conforto’ e é ideal para conduzir. Conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: «Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 G/L», revela.
Poupe dinheiro: Esta forma de aquecimento não gasta combustível nem água adicional. Isto porque «é a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação».
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