Siga estes 5 conselhos e não deixe que o frio prejudique a condução

O frio parece ter chegado para ficar e as manhãs são, muitas vezes, sinónimo de dificuldades na visibilidade na condução. Siga estas recomendações para que as suas manhãs possam ser mais ‘zen’.

Siga estes 5 conselhos e não deixe que o frio prejudique a condução

Portugal tem conhecido temperaturas muito baixas, principalmente durante a noite e madrugada. Se for daqueles que já se deparou com o seu carro coberto de gelo, leia as nossas recomendações para não ficar com os vidros embaciados e, principalmente, conduzir em segurança.

A SEAT quis ajudar os condutores a combater a vaga de frio e deu alguns conselhos para conduzir com o máximo conforto.

Os conselhos que o irão ajudar a conduzir em segurança:

Desembaciar os vidros: A melhor forma de desembaciar os vidros é, segundo María García, engenheira do Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT,  usar o ar condicionado. «Quando ficamos nesta situação devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o para-brisas e para os vidros», afirma García.

Usar demasiada roupa: Casacos, cachecóis e luvas limitam os movimentos e, por isso, reduzem a segurança na condução. «As luvas são recomendáveis apenas em casos excecionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos», esclarece a especialista.

Bancos aquecidos: Uma das melhores formas de aquecimento. Os bancos garantem que o calor seja distribuído de forma uniforme e em apenas três minutos. “Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado”, aconselha María García.

Temperatura ideal de condução: O seu carro deverá estar a 21,5ºC. Esta é apelidada de ‘temperatura de conforto’ e é ideal para conduzir. Conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: «Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 G/L», revela.

Poupe dinheiro: Esta forma de aquecimento não gasta combustível nem água adicional. Isto porque «é a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação».

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS