Adriano Maranhão, português infetado com coronavírus no Japão já regressou a Portugal

Adriano Maranhão, tripulante de um navio, soube que estava infetado há cerca de três semanas no Japão.

Adriano Maranhão, o primeiro português infetado com o novo coronavírus, chegou esta terça-feira a Portugal. O português foi recebido no aeroporto de Lisboa pela mulher, Emanuelle, e pelos secretários de Estado da Saúde e das Comunidades Portuguesas.

Adriano Maranhão, tripulante de um navio, soube que estava infetado há cerca de três semanas no Japão.

«Eu penso que esteja tudo bem porque eu fiz um teste que deu positivo mas, de seguida, fiz dois testes que deram negativo. Não fiz qualquer tratamento. Aliás o único tratamento que eu fiz foi de um dia…tomei dois paracetamol que foram receitados pelo médico do navio. Ao fim do dia a medicação foi-me retirada pelo médico das autoridades japonesas. De seguida, fui para um hospital na localidade do Japão por prevenção. Lá fizeram-me dois testes e eu perguntei porque é que um tinha dado positivo e outro negativo. A explicação que me deram foi que poderia ter o vírus há muito mais tempo do que o detetado e então ele poderia já estar de saída. Daí os dois testes negativos», disse aos jornalistas.

À chegada, apontou falhas à empresa e às autoridades japonesas. O português vai agora ficar pelo menos dois meses em casa e ponderar se regressa ou não à mesma empresa.

LEIA MAIS Aeroportos europeus afirmam que surto de coronavírus representa “crise sem precedentes”

Texto: Marta Amorim | Fotos: Marco Fonseca

Impala Instagram


RELACIONADOS