Amarraram idosa com lençol. Santa Casa da Misericórdia condenada a pagar 70 mil euros
A idosa sofria de Alzheimer e tinha já caído duas vezes no lar, o que levou a que a equipa de enfermagem decidisse imobilizá-la com um lençol. Foi encontrada morta às 22h00 por uma funcionária.
O caso remonta a novembro de 2016 quando uma idosa morreu asfixiada na sequência de ter sido amarrada com um lençol a uma cama sem grades, após sofrer duas quedas. Agora, a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre foi condenada a pagar 70 mil euros de indemnização à família de uma utente. A decisão foi tomada pelo Tribunal da Relação de Évora. A idosa, de 75 anos, tentou mover-se durante a noite e a faixa, fazendo-lhe pressão no pescoço, provocou-lhe a morte.
“A demandada não empregou todas as providências exigidas pelas circunstâncias para prevenir o evento danoso. Esta sua omissão resulta efetivamente da matéria de facto provada e, como tal, deve ser responsabilizada pelo evento danoso”, diz a Relação de Évora.
Duas ajudantes do lar chegaram também a ser julgadas pela morte, mas foram ilibadas. Ainda assim, o tribunal considerou que existia responsabilidade civil do lar e deu provimento ao pedido cível, fixando uma indemnização.
A idosa sofria de Alzheimer e tinha já caído duas vezes no lar, o que levou a que a equipa de enfermagem decidisse imobilizá-la com um lençol. Foi encontrada morta às 22h00 por uma funcionária.
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Texto: Marta Amorim
Siga a Impala no Instagram