Analistas destacam vitória da Huawei contra restrições após lançamento de novo modelo

Analistas consideraram hoje que o lançamento internacional do novo telemóvel da Huawei, dobrável com três ecrãs, representa uma vitória simbólica para o gigante tecnológico chinês, que foi alvo de pesadas restrições por parte dos Estados Unidos.

Analistas destacam vitória da Huawei contra restrições após lançamento de novo modelo

No evento de lançamento em Kuala Lumpur, o grupo informou que o Huawei Mate XT é constituído por três ecrãs, dobra-se duas vezes e que é o telefone dobrável mais fino, com um ecrã de 25,4 milímetros, semelhante a um iPad da norte-americana Apple.

“Neste momento, a Huawei é a única inovadora em modelos com design de ecrã triplo”, disse Bryan Ma, analista da empresa de pesquisa de mercado International Data Corporation.

A Huawei alcançou esta posição apesar de não ter acesso a semicondutores avançados ou aos serviços da Google, por imposição do Governo dos Estados Unidos.

“Todas estas coisas têm sido, basicamente, grandes obstáculos para a Huawei”, disse Ma, acrescentando que o “ressurgimento que estamos a ver é uma vitória”.

A Huawei, a primeira marca global de tecnologia da China, está no centro de uma batalha EUA – China pelo domínio do comércio e tecnologia. Em 2019, Washington cortou o acesso da Huawei aos componentes e tecnologia dos EUA, incluindo a Google e outros serviços para telemóveis, tornando os modelos da Huawei menos atraentes para os utilizadores. Também impediu os fornecedores globais de usar a tecnologia dos EUA para produzir componentes para a empresa.

As autoridades norte-americanas consideraram que a Huawei representa um risco para a segurança, o que a empresa negou. O governo da China acusou Washington de utilizar inapropriadamente o conceito de segurança nacional para conter um concorrente em ascensão das empresas tecnológicas dos EUA.

A Huawei anunciou o Mate XT a 20 de setembro do ano passado, no mesmo dia em que a Apple lançou a sua série iPhone 16 nos mercados globais.

No evento de Kuala Lumpur, a Huawei também apresentou o seu tablet MatePad Pro e o Free Arc, os seus primeiros auriculares abertos, e outros dispositivos portáteis.

Embora os dispositivos de ponta da Huawei mostrem as suas proezas tecnológicas, o seu sucesso a longo prazo permanece incerto, tendo em conta os atuais desafios relacionados com as restrições da cadeia de abastecimento global, a disponibilidade de semicondutores e as limitações no acesso a ‘software’, afirmou Ruby Lu, analista da empresa de investigação TrendForce.

“As limitações do sistema, particularmente a falta do Google Mobile Services, significam que o seu potencial no mercado internacional continua a ser limitado”, disse Ruby Lu.

A Huawei dominou o mercado de telefones dobráveis na China, com 49% de participação de mercado no ano passado. No mercado global, teve 23% de quota de mercado, ficando atrás da quota de 33% da Samsung, em 2024. A IDC previu que as remessas totais de telefones dobráveis em todo o mundo poderiam aumentar para 45,7 milhões de unidades até 2028, de mais de 20 milhões no ano passado.

Embora a maioria das grandes marcas tenha entrado nos segmentos dobráveis, Lu disse que a Apple ainda não lançou um produto concorrente.

“Quando a Apple entrar no mercado, espera-se que influencie significativamente e estimule um maior crescimento no setor dos telemóveis dobráveis”, acrescentou Lu.

 

JPI // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS