António Costa: “O tradicional almoço de Páscoa deve mesmo ser evitado”

Portugal avança para a segunda fase de desconfinamento. Eis as medidas anunciadas pelo governo

Os indicadores usados pelo governo estão no verde, pelo que Portugal avança agora para a segunda fase do plano de desconfinamento.

“A aplicação combinada dos dois critérios mantém-nos no quadrante verde”, diz Costa, ressalvando que “devemos ter em atenção que, em relação ao ritmo de transmissão estamos a dirigir-nos para a zona amarela mas estamos na zona verde ainda e podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas”.

19 concelhos estão acima do limiar de risco

Segundo o primeiro-ministro, há um “total 19 concelhos que estão acima do limiar de risco e que sofrerão medidas especiais de controlo de pandemia.

São estes Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Penela, Soure, Vila do Bispo, Vimioso, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior.

Almoço de Páscoa deve ser evitado, avisa Costa

“O tradicional almoço de Páscoa deve mesmo ser evitado”, diz António Costa, ressalvando que esta é uma época especial e de convívio. recorda anda que até ao final de dia 5 se mantém as restrições de circulação.

O que muda:

Voltam às aulas presenciais os 2º e 3º ciclos;

Abrem as esplanadas, mas “não podem haver grupos com mais de 4 pessoas e mesmo aí devemos manter todas as cautelas”;

Mercados de levante e equipamentos culturais podem abrir portas;

Ginásios podem abrir sem aulas de grupo;

Abrem estabelecimentos mais pequenos com porta para a rua;

  • Portugal facilitará as relações com países como o Reino Unido e vão ser levantadas restrições a voos do Brasil, com testes e quarentena.

    Os centros de dia e equipamentos sociais para a área da deficiência reabrem na próxima segunda-feira, dando cumprimento ao previsto para a segunda fase do plano de desconfinamento.

LEIA AINDA
Mãe põe unhas postiças à filha recém-nascida e é arrasada na internet
Mãe põe unhas postiças à filha recém-nascida e é arrasada na internet
A fotografia de uma bebé recém-nascida com unhas postiças e afiadas, que foi publicada pela mãe nas redes sociais, está a deixar os internautas intrigados e revoltados com a situação. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS