Argentino Huayma Tulian vence prémio de composição Francisco de Lacerda

O guitarrista argentino Huayma Tulian venceu a terceira edição do Prémio Compositor Francisco de Lacerda com a obra para orquestra “Ilha Imaginária”, revelou hoje a organização.

Argentino Huayma Tulian vence prémio de composição Francisco de Lacerda

Este prémio, com um valor monetário de 7.500 euros, foi criado em 2022 pela associação cultural açoriana Francisco de Lacerda para estimular a criação musical de compositores em Portugal.

Guitarrista e investigador, Huayma Tulian é atualmente aluno de doutoramento na Universidade de Aveiro e venceu o Prémio Compositor Francisco de Lacerda com uma obra descrita como “uma paisagem sonora” das ilhas dos Açores.

A obra “Ilha Imaginária” será estreada no sábado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Bruno Borralhinho, no concerto de encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

O júri deste ano do prémio contou com os compositores Magnus Lindberg, Bernard Foccroulle, Helen Grime e Vasco Mendonça.

Os Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda, que começaram no dia 14, dividiram-se este ano entre Lisboa e os Açores, com cinco concertos exclusivos e peças em estreia mundial.

Em julho, o compositor Vasco Mendonça, responsável pela programação, sublinhava, em declarações à agência Lusa, a relevância daquele prémio de composição.

“É um dos prémios mais elevados em valor a nível europeu. Conseguimos fazer um prémio com condições muito especiais, temos um júri internacional, temos um prémio forte pecuniário e temos a estreia por uma orquestra profissional da peça”, frisou.

O compositor defendeu que “ser um criador de música em Portugal é uma tarefa árdua”, alegando que o país ainda tem “uma dotação para a Cultura absolutamente insignificante, comparada com outros países”.

“A criação nacional está de ótima saúde, se falarmos do talento que temos, da criatividade e da qualidade das pessoas a compor e escrever música em Portugal. Está bastante mal, se pensarmos no tipo de apoio e estruturas que temos para manter esse talento e para potenciar esse talento”, alertou.

O Prémio Compositor Francisco de Lacerda, que tem o patrocínio da Fundação Millennium bcp, foi atribuído anteriormente a Luís Neto da Costa (2023) e a Samuel Gapp (2022).

O prémio foi criado pela associação cultural Francisco de Lacerda — A Música e o Mundo em homenagem ao pianista, maestro e compositor português, natural da ilha de S. Jorge, que morreu em 1934.

SS (CYB) // TDI

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS