Aumento número de protestos organizados pelo Mundo

É cada vez mais expressivo o número de protestos organizados e manifestações pelo mundo.

Aumento número de protestos organizados pelo Mundo

Nos dias de hoje, a população tem estado mais consciente e atenta a determinados temas e questões políticas, o que tem levado ao aparecimento de mais grupos em prol desses movimentos.

Geralmente, estes protestos mundiais focam-se em questões políticas, sociais, ou questões que abordam a liberdade individual. No Brasil, por exemplo, com o atual cenário político e a polarização de certos assuntos, as manifestações têm aumentado e os grupos movimentam-se em várias cidades para protestar. São questões que giram em torno da proteção dos direitos humanos, liberdade de expressão, contra a corrupção, preconceitos de vários tipos, entre outros.

No que diz respeito a protestos, alguns países da América do Sul partilham dos mesmos temas. O Chile, por exemplo, está a atravessar um longo período de manifestações populares nas ruas, devido ao aumento do preço nos transportes públicos, além de também reivindicarem reajustes e reformas nas questões de trabalho. A população está bastante revoltada, levando mesmo o governo a decretar o recolher obrigatório.

Na Europa, por exemplo, os temas são mais variados. Neste momento, o Reino Unido encontra-se focado na questão do Brexit. Milhares de pessoas têm ido para as ruas protestar contra as últimas decisões que foram tomadas em relação à saída do país da União Europeia, pedindo uma nova votação. Os protestos têm o apoio de diversos grupos, celebridades e políticos. As populações de países do Médio Oriente, como o Irão, por exemplo, também têm ido às ruas protestar contra o aumento de preços.

Um outro tópico que é bastante relevante é a questão ambiental, que também tem levado muitas pessoas às ruas em diversas partes do mundo. É cada vez maior o número de grupos de ambientalistas e pesquisadores que levantam problemas do meio ambiente a nível global, e que precisam da atenção de todos, tanto de pessoas comuns como de políticos. Daí as muitas manifestações que têm acontecido globalmente.

Estas são algumas das questões que têm motivado pequenos e grandes grupos a irem para as ruas em busca de transformações. Em geral, são temas focados em políticas sociais, questões de trabalho e meio ambiente, mas ainda há outros tópicos que também precisam ser levados em conta.

É muito importante que a população tenha o direito de se manifestar, de expressar as suas opiniões, sejam contra ou a favor de governos ou políticas públicas, e que possam ser ouvidos. É claro que tudo isto precisa de ser feito com segurança, sem colocar vidas em risco.

Atualmente, uma das questões que ainda está ligada às manifestações é o uso da força policial contra os manifestantes e a facilidade com que tudo pode se pode descontrolar. De facto, alguns protestos acabam com zonas da cidade destruídas, incêndios e até pontos turísticos destruídos, mas o ideal é que haja um equilíbrio entre os lados, polícia e protestantes, para que a democracia se mantenha viva.

Impala Instagram


RELACIONADOS