Austrália. Diretor de zoo leva pandas e macacos para casa para os salvar

As operações de resgate foram planeadas pelos 15 funcionários do zoo e o próprio diretor que chegou a acolher em casa pandas e macacos raros.

Austrália. Diretor de zoo leva pandas e macacos para casa para os salvar

Duzentos animais de um pequeno zoo em Mogo, uma cidade na costa sul de Nova Gales do Sul, Austrália, foram salvos dos fogos florestais que estão a afetar o país. As operações de resgate foram planeadas pelos 15 funcionários do zoo e o próprio diretor que chegou a acolher em casa pandas e macacos raros.

LEIA DEPOIS

Austrália alerta para agravamento do risco de incêndios, milhares de turistas fogem da costa

Apesar dos pedidos de evacuação, o zoo tentou defender o local e conseguiu

Os animais de maior porte, como tigres e leões, foram mantidos em tocas, onde costumam passar a noite, e com o solo a ser regado pelos funcionários. Apesar dos pedidos de evacuação, a equipa do zoo tentou defender o local e conseguiu. «Graças à extraordinária equipa que os ama como se fossem família, conseguimos fazê-lo», revela o diretor do jardim zoológico, Chad Staples, em declarações à cadeia de televisão ABC.

«Tínhamos funcionários em cada canto a garantir que todos os animais estavam a salvo. Foi o inferno. Ainda podemos ver as chamas do lado oposto onde nos encontramos.»

Austrália autoriza retirada forçada de pessoas perante novo pico de incêndios

A chefe do Governo estadual de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, declarou esta quinta-feira, 2 de janeiro, um estado de emergência com duração de sete dias para permitir a retirada forçada de pessoas a partir de sexta-feira.

«Não tomamos esse tipo de decisão de ânimo leve, mas queremos garantir que são tomadas todas as medidas necessárias para nos prepararmos para o que pode ser um sábado horrível», explicou Berejiklian.

Vários incêndios descontrolados devastaram o sudeste do país na véspera do Ano Novo, matando oito pessoas e tornando-se no dia mais mortífero desde o início da crise. Desde setembro, os incêndios na Austrália já provocaram a morte de pelo menos 18 pessoas, mas o balanço poderá subir, já que as autoridades de Victoria avisaram hoje que há 17 pessoas desaparecidas naquele estado.

LEIA MAIS

Holanda deixa de se chamar Holanda

Impala Instagram


RELACIONADOS