Coronavírus. Bar em Santa Maria da Feira fotografa vítima em ambulância para promover festa
Nas redes sociais, foi partilhada uma foto de uma ambulância na festa, mas esta estava ali apenas para socorrer uma vítima
O Bar ‘Esplanada Bar 75’, em Santa Maria da Feira, Aveiro, organizou este sábado uma festa temática para os seus clientes com o tema coronavírus. Nas redes sociais, foram amplamente partilhadas fotos da festa onde os clientes aparecem com máscaras e flyers do Covid-19.
Depois de ser declarada pandemia pela OMS, as críticas a este acontecimento são muitas, principalmente porque aparece uma ambulância nas fotos. Só que o veículo estava ali para socorrer uma vítima dentro da festa e não como adereço para o acontecimento temático.
LEIA DEPOIS Coronavírus. Graça Freitas tem netas de 3 anos de quarentena e critica a escola por ter fechado
Em declarações ao nosso site, Joel Sousa, responsável pela delegação de Sanguedo da Cruz vermelha Portuguesa, afirma que vão “atuar a nível judicial”. É que, para além da foto da ambulância, o espaço lúdico chegou mesmo a partilhar uma foto com a vítima.
“A publicação das fotos não foi autorizada. A ambulância nada tem a ver com a festa. Estávamos em situação de emergência, fomos socorrer uma vítima. Aliás, numa das fotos de promoção da festa, que entretanto foi retirada, aparecia a vítima”, diz-nos Joel Sousa.
A Delegação de Sanguedo já se viu obrigada a fazer um comunicado face às críticas.
“No passado dia 7 de Março fomos acionados para uma emergência pré hospitalar num espaço público de diversão noturna. Durante a emergência fomos fotografados sem o conhecimento de tal situação Neste espaço decorria uma festa alusiva ao Covid-19 e as fotografias da nossa viatura e socorristas foram utilizadas para divulgação privada do evento ali decorrido, sem qualquer conhecimento nosso de tal”, lê-se na página de Facebook.
“O nosso dever ali foi cumprido, não existe nem existiu qualquer ligação ou conhecimento da nossa parte relativo àquele evento! Assim apelamos a toda a comunidade que denunciem esta situação! Não é de todo ético esta utilização abusiva da imagem da Cruz Vermelha para fins comerciais de forma isenta e desautorizada. Já foi solicitada a retirada das fotografias que até ao presente não se verificou”, declaram.
Em declarações à imprensa, o gerente do espaço, Raúl Guedes, disse que o intuito era “oferecer máscaras clínicas aos clientes”, cerca de 200, e proporcionar-lhes informação através de um “flyer”. Diz que sente que fizeram um “trabalho altruísta” de forma “lúdica e nada alarmista”.
As medidas de Santa Maria da Feira até 3 de abril
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira anunciou ao final da tarde de 11 de março, em conferência de imprensa, um conjunto de medidas temporárias com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio pelo Coronavírus SARS – 2 (Covid-19), no concelho.
Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Covid-19 e das orientações da Direção Geral de Saúde para diminuir a evolução epidemiológica, determinou-se o seguinte relativamente a serviços, equipamentos e atividades não essenciais:
• Encerramento ao público das piscinas geridas pelo Município;
• Encerramento ao público dos Museus, Parque Ornitológico, Bibliotecas e Pavilhões Municipais (em horários geridos pelo Município);
• Encerramento ao público do Cineteatro António Lamoso, Imaginarius Centro de Criação e Europarque;
• Suspensão de todas as atividades desportivas promovidas pelo Município;
• Suspensão de todas as visitas e atividades de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município;
• Suspensão das atividades complementares à ação educativa, visitas de estudo e passeios, promovidas pelo Município ou com recurso a serviços de transportes da sua responsabilidade;
• Manter, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as ações de formação e prevenção já em curso, sem prejuízo de avaliação a levar a cabo com a Autoridade de Saúde Local;
• Promover com todas as Junta de Freguesia a avaliação de cada iniciativa concreta que se encontre programada;
• Mantêm-se em funcionamento regular os parques e jardins de gestão municipal, bem como os serviços de atendimento ao munícipe, solicitando-se aos cidadãos que recorram, preferencialmente, aos contactos telefónicos e por via digital.
Texto: Marta Amorim e Ricardina Batista | Fotos: Redes Sociais
Siga a Impala no Instagram