Capitania do Funchal recomenda que embarcações fiquem nos portos de abrigo
A Capitania do Funchal emitiu hoje um aviso de vento e agitação marítima forte para a orla marítima da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.
“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, lê-se na informação divulgada pela autoridade marítima regional. O aviso está em vigor até às 06:00 de sábado e tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
LEIA TAMBÉM
Quatro distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido ao vento
No documento é indicado que o vento vai aumentar para “muito fresco a forte a partir da tarde” de hoje e a visibilidade no mar será “boa a moderada”. Quanto à ondulação, as vagas podem ser de noroeste entre os três e os cinco metros na costa norte da ilha da Madeira, sendo de oeste/sudoeste até aos 3,5 metros na parte sul. Os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra e Faro com este aviso até às 18h00 de sábado, devido à previsão de vento de norte por vezes forte e com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/hora).
O IPMA emitiu também aviso amarelo para as costas Norte e Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira a partir das 03h00 de sábado e até às 09h00 de domingo por causa do vento de noroeste por vezes forte com rajadas até aos 95 quilómetros por hora. O IPMA colocou igualmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso amarelo entre as 15h00 de hoje e as 00h00 de sábado atendendo à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
Siga a Impala no Instagram