Casa Branca prepara corte de milhares de postos de trabalho no setor da saúde

A Casa Branca está a preparar uma ordem executiva para cortar milhares de postos de trabalho no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Casa Branca prepara corte de milhares de postos de trabalho no setor da saúde

Nova Iorque, 07 fev 2025 (Lusa) – A Casa Branca está a preparar uma ordem executiva para cortar milhares de postos de trabalho no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HSS, na sigla em inglês).

A informação é avançada pelo The Wall Street Journal (WSJ), que cita fontes próximas ao processo.

A ordem executiva exige que a Food and Drug Administration (FDA), que analisa e aprova os medicamentos, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), bem como outras agências de saúde norte-americanas tenham que cortar uma percentagem não especificada de funcionários.

Segundo o WSJ, a ordem poderá avançar já na próxima semana, após os trabalhadores afetados terem tido a oportunidade de aceitar uma indemnização, ainda que o conteúdo do documento ainda não esteja finalizado.

Segundo o mesmo jornal, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos será o mais afetado, dado que emprega mais de 80.000 pessoas. Este departamento inclui os Institutos Nacionais de Saúde, os serviços Medicare (seguro de saúde americano dirigido a pessoas com 65 anos ou mais e a jovens com deficiência)e Medicaid (programa de saúde social dos Estados Unidos para famílias e indivíduos de baixos rendimentos e recursos limitados), a FDA e o CDC.

O WSJ refere ainda que foi pedido aos funcionários das agências que preparassem listas que distinguissem os trabalhadores essenciais em regime probatório – que devem ser mantidos – dos trabalhadores que não desempenham essas funções.

De acordo com o jornal norte-americano, os funcionários federais têm de decidir se aceitam a proposta de indemnização, contudo, até agora mais de 40.000 funcionários optaram por não aceitar o acordo.

A Casa Branca poderá mudar de ideias quanto a avançar com estes planos, uma vez que negou, hoje, que essa ordem esteja a caminho.

Além disso, um juiz federal bloqueou hoje temporariamente o plano de Trump, que visa oferecer incentivos financeiros aos funcionários que se demitam.

JMF // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS