Casa da Música celebra 20 anos com Clubbing especial e abril pleno de atividades

A Casa da Música, no Porto, vai comemorar os 20 anos de existência em abril com um mês cheio de atividades, das quais se destaca uma edição especial do Clubbing com entrada livre, anunciou hoje a instituição.

Casa da Música celebra 20 anos com Clubbing especial e abril pleno de atividades

Numa apresentação à imprensa, a presidente do conselho de administração da Fundação Casa da Música, Isabel Furtado, assinalou que o vigésimo aniversário se vai celebrar “não só com esta oferta musical excecional, mas também com uma variadíssima oferta, que incluirá todos os estilos de música”.

O mês começa logo com um concerto de The Legendary Tigerman, no dia 01, seguindo-se a atuação de Richard Galliano com o seu New York Tango Trio, no dia seguinte.

No dia 04, há o segundo concerto para piano e orquestra de Tchaikovski pela Orquestra Sinfónica do Porto, com direção de Martin André, e no dia 05 o pianista Alexander Malofeev sobe ao palco da Sala Suggia no âmbito do ciclo de Piano da Casa.

No dia 06, o Coral de Letras da Universidade do Porto, com direção de Pedro Guedes Marques, e Manel Cruz, Rui Spranger e Sara Barros Leitão como convidados, vai interpretar “Heroicas”, as históricas canções de resistência de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), num dia dedicado ao compositor português, que vai incluir uma sessão com Rui Vieira Nery, um colóquio e uma mesa-redonda.

Entre outros destaques, encontra-se, inserido nos concertos de Páscoa, um concerto da Sinfónica e do Coro Casa da Música com o Ensemble Vocal Pro Musica, que vão interpretar a “Missa Glagolítica”, de Leos Janacek, o “Te Deum”, de Anton Bruckner, e um ‘lied’ de Max Reger.

Num mês que, entre muitos outros concertos, inclui as atuações da Orquestra Jazz de Matosinhos com Ana Lua Caiano, da artista Afrodite Patoulidou com o pianista Julius Drake, e do projeto Warhaus, um dos principais atrativos vai para uma edição especial do Clubbing, antigo programa regular da Casa da Música que abria as portas da instituição a diferentes géneros musicais.

No dia 30 de abril, o aniversário do Clubbing vai abrir com Carla Prata e Cíntia e prosseguir até às 04:00 do dia seguinte com nomes como Ece Canli, Desengaiola, Solar Corona Elektrische Maschine, Akila, Conferência Inferno, Daniel Wang e Gusta-vo, entre outros.

“É sobretudo a Casa da Música a convidar as pessoas para se divertirem, as pessoas são convidadas a vir dançar connosco”, afirmou o programador Fernando Sousa, que realçou que os 20 momentos do serão vão ocupar espaços da Casa da Música desde o café ao restaurante.

Questionado sobre um eventual retomar do Clubbing, o novo diretor artístico da Casa da Música, o francês François Bou, afirmou que é uma possibilidade, mas “pode ser de forma diferente”.

“Pode ser com uma programação mais transversal, com os outros agrupamentos. É um referente da história da Casa da Música e acho que temos de revisitá-lo”, afirmou Bou, em português.

Ao longo do mês vão acontecer as já habituais atividades para famílias.

A construção da Casa da Música, com projeto do arquiteto Rem Koolhaas, iniciou-se em 1999 e a inauguração oficial ocorreu no dia 15 de abril de 2005.

TDI // MAG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS