Centro de Cibersegurança quer apoiar mais de 387 entidades na região Centro

O Centro de Competências em Cibersegurança do Centro (CCC-Centro) tem como objetivo apoiar mais de 387 entidades da região Centro, no âmbito da cibersegurança, para o qual conta com uma verba de 1,1 milhão de euros.

Centro de Cibersegurança quer apoiar mais de 387 entidades na região Centro

“Temos de preparar as instituições para uma sociedade cada vez mais digital. Ao abraçar essa dimensão estamos também a aumentar a exposição aos riscos para o desenvolvimento das nossas tarefas”, afirmou o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), João Nuno Carvalhinho, durante a apresentação do CCC-Centro, que decorreu hoje em Castelo Branco.

O consórcio do CCC-Centro integra as universidades de Aveiro e da Beira Interior, os institutos politécnicos de Castelo Branco, Leiria e Tomar, o Instituto de Telecomunicações e o Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT).

Durante a apresentação, Joaquim Santos do IPCB, explicou que o CCC-Centro é um dos sete criados a nível nacional, no âmbito da Rede de Centros de Competências em Cibersegurança- C-Network.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dinamizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Tem uma dotação financeira superior a 1,1 milhões de euros e o seu objetivo passa por apoiar mais de 387 entidades da região Centro, no âmbito da cibersegurança.

Fazem parte das suas competências a capacitação humana e organizacional, inovação, resiliência e recuperação, sendo que os CCC estão dotados de especialistas com competências diversas e aptos para apoiar as organizações ao nível local e num modelo de proximidade.

As atividades dos centros são destinadas às entidades abrangidas pelo Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço (RJSC), entidades da Administração Pública e pequenas e médias empresas (PME).

O CCC-Centro fornece os seus serviços sem qualquer custo para as entidades apoiadas, com o objetivo de promover um incremento de maturidade e resiliência no que toca à cibersegurança.

Tem ainda como missão apoiar a transformação digital das organizações sob o ponto de vista de cibersegurança, fomentar a colaboração e cooperação entre as várias entidades, ao nível regional e nacional, e finalmente promover o empreendedorismo e a criação de ecossistemas regionais de cibersegurança.

A Rede C-Network pretende apoiar até 2026 cerca de 2.000 entidades, entre PME e da Administração Pública local e regional.

CCC // JEF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS