ÚLTIMA HORA: CNN mostra imagem da bomba que recebeu [foto]

A redação da CNN em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi evacuada devido a um «pacote suspeito»

ÚLTIMA HORA: CNN mostra imagem da bomba que recebeu [foto]

A estação televisiva norte-americana CNN foi evacuada no início desta tarde de quarta-feira, dia 24 de outubro. O canal, sediado no centro de Nova Iorque, no edifício Time Warner Center, recebeu um «pacote suspeito». Após as forças policiais locais, NYPD, terem examinado o dispositivo concluíram que se tratava de um «engenho explosivo.

O órgão de comunicação social partilhou uma imagem do dispositivo antes de este ser levado pelas autoridades. A imagem foi divulgada no twitter do canal.

A bomba foi recebida na redação num envelope com pó branco dirigida à CNN e ao anterior diretor da CIA, John Brennan.

Recorde-se que algumas antigas figuras da presidência dos Estados Unidos terão recebido engenhos exclusivos nos seus respetivos escritórios esta tarde, diz o jornal norte-americano New York Times, citando a polícia e os Serviços Secretos.

Hillary Clinton. Bill Clinton e Barack Obama receberam uma bomba na caixa de correio dos gabinetes onde trabalham.

George Soros, um bilionário húngaro reconhecido naquele país com 88 anos, também recebeu esta «encomenda», na localidade de Bedford, a 60 quilómetros de Nova Iorque, esta segunda-feira. A mesma publicação conta que o engenho era semelhante a um tubo, com 15 centímetros de comprimento e continha pó explosivo, cujo estaria em vias de ser detonado.

Em comunicado, os Serviços Secretos informaram que intercetaram «dois pacotes suspeitos dirigidos a funcionários públicos do Serviço Secreto», que foram identificados como Clinton e Obama.

O dispositivo endereçado a Hillary Clinton, no condado de Westchester, foi encontrado na noite de terça-feira por um funcionário dos Serviços Secretos que faz a verificação do correio, diz o comunicado. O pacote endereçado a Obama foi interceptado pelo pessoal dos Serviço Secretos em Washington, D.C. na manhã de quarta-feira.

“Os pacotes foram imediatamente identificados durante os procedimentos rotineiros de triagem de correio como potenciais dispositivos explosivos e foram adequadamente tratados como tal”, disse o comunicado. “Os protegidos não receberam os pacotes nem correram o risco de recebê-los.”

A declaração afirma que a agência “iniciou uma investigação criminal de escopo total que alavancará todos os recursos federais, estaduais e locais disponíveis para determinar a origem dos pacotes e identificar os responsáveis”.

Os motivos da chegada destas bombas é desconhecido.

[em atualização]

Impala Instagram


RELACIONADOS