Australianos eliminam coronavírus ‘in vitro’ com medicamento antiparasitário
Uma equipa de investigadores australianos afirma ter demonstrado que a ivermectina, um medicamento antiparasitário, pode eliminar o novo coronavírus em 48 horas em provas “in vitro”.
Uma equipa de investigadores australianos afirma ter demonstrado que a ivermectina, um medicamento antiparasitário, pode eliminar o novo coronavírus em 48 horas em provas “in vitro”, de acordo com um estudo publicado pela Antiviral Research.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para domingo
Os especialistas da Universidade australiana de Monash, Melbourne, advertem que as provas foram realizadas em culturas celulares e que ainda não é possível realizar ensaios em seres humanos.
Uma dose de ivermectina “pode deter o crescimento do SARS-CoV-2 numa cultura celular, erradicando de maneira efetiva todo o material genético do vírus num prazo de 48 horas”.
O próximo passo, assinala a universidade num comunicado, “é determinar a dose humana correta”. O uso da ivermectina para combater a covid-19 depende das provas pré-clínicas e dos ensaios clínicos. Para tal, a universidade afirma que “necessita urgentemente de financiamento para avançar com o trabalho”.
O fármaco, aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) já demonstrou ser eficaz “in vitro” contra uma “ampla gama de vírus”, incluindo o VIH, o dengue, a gripe e o vírus Zika.
A responsável principal do estudo da Universidade de Monhash, Kylie Wagstaff, explicou que “apenas uma dose pode eliminar todo o ARN viral em 48 horas e que em 24 horas já se nota uma redução significativa”, nos ensaios “in vitro”.
“Nos tempos em que vivemos – de pandemia – e em que não existe um tratamento aprovado, se tivéssemos um composto que já estivesse disponível em todo o mundo, as pessoas poderiam ser ajudadas. Mas sendo realistas vai ser preciso tempo para que uma vacina esteja amplamente disponível”, disse a investigadora.
Apesar de não se conhecer o mecanismo em que a ivermectina atua no coronavírus, tendo em conta a ação em outros vírus, “é provável que funcione para deter a capacidade do vírus e de travar a capacidade das células para o eliminar”, disse ainda Wagstaff.
O uso deste medicamento para combater a covid-19 depende, segundo a cientista, dos resultados de mais provas pré-clínicas e, em último caso, de ensaios clínicos, possíveis pelo financiamento “que se torna urgente” para continuar a investigação.
LEIA MAIS
Ministra diz que cada português infetado contagiou «pouco menos de duas pessoas»
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram