Covid-19 | Eis 10 boas notícias sobre o novo coronavírus
Covid-19 é a palavra que mais se ouve nos noticiários de todo o mundo, quase sempre por más razões.
Covid-19 é a palavra que mais se ouve nos noticiários de todo o mundo, quase sempre por más razões. Eis 10 boas notícias sobre o novo coronavírus que contrariam a maré de notícias negativas dos últimos meses.
- 1. Anticorpos de pacientes recuperados do coronavírus podem ajudar a proteger outras pessoas
- Um imunologista da Universidade Johns Hopkins está a usar anticorpos do plasma sanguíneo, ou soro de pessoas que se recuperaram da infecção por Covid-19, para aumentar a imunidade de pacientes recém-infectados e nas pessoas com risco de contrair a doença.
- 2. Surto da Coreia do Sul diminui e recuperações superam as novas infecções
- A Reuters informou que a Coreia do Sul registou pela primeira vez mais casos de recuperação de Covid-19 desde que o país teve o maior surto asiático fora da China. O país atingiu um pico de 909 novas infecções em 29 de fevereiro. Agora a taxa de infecção caiu para menos de 100 novos casos relatados durante dias seguidos.
- 3. China comemora recuperação, fecha hospitais temporários e reabre parques
- Funcionários, médicos e pacientes dispensados foram filmados a comemorar o encerramento dos 14 hospitais temporários, abertos em Wuhan para tratar pacientes com Covid-19 durante o pior momento do surto.O South China Morning Post informou que o continente teve 11 novos casos num dia, a maioria de turistas internacionais. Os parques e as atrações turísticas estão a começar a reabrir sob moderação cuidadosa.
- 4. Pesquisadores australianos testam duas drogas contra o vírus
- No Centro de Pesquisa Clínica da Universidade de Queensland, cientistas descobriram que dois medicamentos diferentes – ambos registados e disponíveis na Austrália – eliminaram completamente os vestígios da doença em tubo de ensaio. As drogas foram administradas a alguns dos primeiros pacientes do país, o que resultou no «desaparecimento do vírus e na recuperação completa da infecção», disseram os cientistas à News.com.au.
- 5. Investigadores holandeses e canadianos isolam o vírus
- Em Toronto, investigadores conseguiram isolar o agente responsável pela pandemia do novo coronavírus. Isto permitirá a cientistas de todo o mundo desenvolver melhores testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas. Na Holanda, identificaram um anti-corpo para o vírus. Enviaram a descoberta para publicação num artigo científico.
- 6. Cientistas dos EUA testam primeira vacina em voluntários
- Cientistas do Instituto de Pesquisa Kaiser Permanente Washington, em Seattle, aplicaram as primeiras vacinas experimentais contra o coronavírus em dezenas de voluntários na semana passada. Uma beneficiária da vacina é Jennifer Haller, mãe de dois adolescentes. Disse aos repórteres da AP que estava a «sentir-se ótima» quando saiu da clínica.
- 7. Poluição diminui em cidades com altas taxas de quarentena
- Leituras por satélite dos níveis de poluição do ar na China e na Itália mostram que as regiões mais atingidas pelo Covid-19 também tiveram níveis de poluição do ar reduzidos drasticamente. Alguns relatórios apontam para que a quarentena da China reduziu em mais de 100 milhões de toneladas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera – o que equivale ao que larga maioria dos países produz num ano. Na Itália, canais e vias navegáveis de Veneza estão mais limpos do que nunca, sem barcos e gondolas movidos a diesel.
- 8. Pessoas e empresas ajudam-se durante o surto nos EUA
- A Dollar General anunciou que vai dedicar o horário de funcionamento a clientes idosos. Atletas e equipas desportivas estão a comprometer-se a pagar os ordenados dos funcionários da arena durante o encerramento. Empresas de serviços públicos, proprietários de imóveis e fornecedores de Internet estão a renunciar a uma série de taxas e de pagamentos em atraso para aliviar os encargos financeiros da paralisação. As áreas escolares de todo o país estão a abrir as portas para servir refeições a crianças e a famílias carenciadas.
- 9. Uber Eats não cobra taxas de entrega para 100 mil restaurantes
- Como os restaurantes no Canadá e nos Estados Unidos, bem como em Portugal, foram forçados a fechar as portas durante a quarentena, a Uber Eats anunciou a renuncia às taxas de entrega. Em comunicado, a empresa informou que vai ajudar a compensar a queda nas vendas de refeições nos restaurantes.
- 10. Destilarias dos EUA estão a produzir álcool em gel para doar
- Destilarias de álcool em Atlanta, Portland, zona rural da Geórgia e Carolina do Norte começaram a usar as instalações para fabricar álcool em gel. As destilarias informam que vão manter a produção até que o vírus seja contido.
Siga a Impala no Instagram