Covid-19: Estudo revela as 3 principais preocupações dos portugueses

Covid-19: O projeto PsiQuaren10 do ISPA está a desenvolver um estudo sobre o impacto psicossocial da quarentena nos portugueses.

Covid-19: Estudo revela as 3 principais preocupações dos portugueses

O projeto PsiQuaren10 do ISPA – Instituto Universitário, coordenado pela professora Ivone Patrão, está a desenvolver um estudo sobre o impacto psicossocial da quarentena nos portugueses por causa da covid-19. Trata-se de um estudo evolutivo, com a apresentação de resultados semanais. Os resultados desta segunda semana da quarentena revelam que até agora 55% dos participantes sentem-se preocupados com o futuro da atividade, sendo o desemprego a situação mais reportada, seguida de preocupações financeiras.

LEIA DEPOIS
China sem registo qualquer morte nas últimas 24 horas

Covid-19 motiva três grandes preocupações

As três preocupações atuais mais identificadas são a saúde (contágio, exposição e evolução negativa da doença), o desemprego e a crise financeira. Ao nível do impacto psicossocial, 58% sente que a quarentena perturbou muito as suas rotinas; 35% sente que a quarentena tem perturbado muito o seu sono e 16% sente que necessita de apoio psicológico para lidar com a quarentena. Ao nível do impacto emocional 51% sentem-se muito ansiosos, 37% sentem-se exaustos; 35% sentem-se irritados e 28% sentem-se muito deprimidos.

Mais de um terço dos portugueses sente mais conflitos familiares

Totalizando até à data 317 participantes, 38% destes indicam que sentem mais conflitos familiares agora do que antes da quarentena e na questão do tempo passado online, 85% das pessoas referem agora passar mais horas na Internet. As maiores necessidades durante a quarentena são o convívio social, a manutenção ou existência de rotinas/ocupação do tempo e preocupações com o exercício físico, saúde e/ou alimentação.

Projeto PsiQuaren10 tem o objetivo de acompanhar os portugueses durante a quarentena

O projeto PsiQuaren10, com o objetivo de acompanhar os portugueses durante a quarentena, ganhou forma nas redes sociais (Facebook e Instagram). Com esta iniciativa pretende-se fazer uma intervenção psicossocial de curta duração, num momento de crise, promovendo o bem-estar durante e após a quarentena por Covid-19. O estudo, desenvolvido online, tem por objetivo identificar as necessidades e preocupações dos portugueses para melhor ir ao seu encontro. Além da informação veiculada nas redes sociais de promoção de estratégias para lidar com a situação atual, os utilizadores poderão também contar com consultas online, cumprindo as normas da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sendo talhadas às facilidades de acesso de cada um.

LEIA MAIS
Mulher de António Cordeiro: «Ele está preso no próprio corpo. É físico»

Impala Instagram


RELACIONADOS