Covid-19: Faltar à vacina? Saiba como evitar ir para o fim da lista
A toma da vacina para a covid-19 em Portugal é possível através de autoagendamento ou da modalidade ‘Casa Aberta’. Se já tiver agendado e precisar de faltar, saiba como deve proceder.
A toma da vacina para a covid-19 em Portugal é possível através de autoagendamento ou da modalidade ‘Casa Aberta‘ (atualmente disponível para maiores de 35 anos) na qual só precisa de aparecer num centro de vacinação para ser inoculado, sem necessidade de marcação prévia. Caso opte por marcar através do autoagendamento saiba que se tiver de faltar à marcação deverá informar a linha SNS24 ou o centro de vacinação que selecionou. Caso contrário, vai parar ao fim da lista de vacinação e corre o risco de ficar várias semanas (ou meses) à espera.
Foi o caso de Maria Ribeiro, uma mulher de 30 anos. Assim que o autoagendamento ficou disponível para a sua faixa etária, agendou a vacina. No entanto, dois dias antes da data da vacina teve que ficar em isolamento profilático por ter tido um contacto de risco. Ao DN, Maria Ribeiro explica que teve, naturalmente, de faltar à vacina para cumprir o isolamento, apesar dos vários testes realizados terem dado todos negativo. Depois de terminado o período de isolamento, a tentou fazer novo agendamento, sem sucesso.
Dirigiu-se então a vários centros de vacinação na esperança de receber a vacina na modalidade ‘Casa Aberta’. Os serviços indicaram que por ter faltado à vacina, tinha ficado numa lista de espera e teria de aguardar por uma chamada para fazer a marcação. Esta foi a resposta de vários centros, mesmo tendo apresentado o comprovativo de isolamento.
LEIA AGORA
País reabre em três fases já a partir deste domingo [saiba quais são]
António Costa revelou ao País as decisões do Conselho de Ministros relacionadas com a reabertura do País, que irá decorrer em três fases. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram