Covid-19: Iraque regista recorde de contágios após visita do Papa

O Iraque anunciou hoje 5.663 novos casos de coronavírus, um recorde no país que recebeu há perto de duas semanas o Papa Francisco entre multidões, reduzidas mas compactas, e onde é rara a utilização de máscara.

Covid-19: Iraque regista recorde de contágios após visita do Papa

Apesar deste aumento de casos de infeção no país de 40 milhões de habitantes, com falta de medicamentos, médicos e hospitais há décadas, as autoridades anunciaram um aliviar do recolher obrigatório.

Com 5.663 infetados e 33 mortos nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde, o número de iraquianos contaminados desde o início da pandemia no país, em fevereiro de 2020, é agora de 768.352, incluindo 13.827 mortos.

As estatísticas são divulgadas diariamente pelo ministério, que indica realizar cerca de 40.000 testes diariamente, uma taxa muito baixa num país com várias cidades de mais de dois milhões de habitantes, onde a densidade é elevada e a promiscuidade permanente.

Além da falta de equipamento médico para tratar os doentes – que geralmente preferem ter uma botija de oxigénio em casa em vez de irem para hospitais em mau estado -, o Iraque recebeu apenas 50.000 doses da vacina (da chinesa Sinopharm), na véspera da visita do Papa.

Bagdad diz ter um plano de compra a prazo de 16 milhões de doses, mas o parlamento ainda não votou o orçamento de 2021.

Entre 05 e 08 de março, na primeira visita de um Papa ao Iraque, Francisco viajou por todo o país, fazendo orações e celebrando missas no meio de centenas de fiéis e mesmo num estádio com milhares de pessoas em Erbil.

Durante as concentrações, como diariamente no Iraque, eram raras as pessoas com máscara e a introdução recente de uma multa não mudou a situação, segundo a agência France-Presse.

LEIA AINDA
O número de mortes de residentes nos lares portugueses por covid-19 ascende a 3.750 desde o início da pandemia e até 04 de fevereiro, mostram números da Direção-geral da Saúde (DGS).
Número de mortes em lares devido à covid-19 baixou 98% no último mês
A semana de 08 a 15 de março foi a que registou menos óbitos por covid-19 nos lares, revelou hoje a ministra da Segurança Social, sublinhando uma redução de 98% no último mês. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS