Covid-19: Países europeus começam a anunciar alívio das restrições
Áustria, Dinamarca, Noruega e República Checa preparam o levantamento, nos próximos dias, de algumas restrições decretadas para travar a propagação do novo coronavírus.
Áustria, Dinamarca, Noruega e República Checa preparam o levantamento, nos próximos dias, de algumas restrições decretadas para travar a propagação do coronavírus, enquanto Itália e Espanha preparam os planos pós-pico, que esperam aplicar “dentro de algumas semanas”.
A razão: uma redução da taxa de contágio na Áustria, Dinamarca e República Checa, uma “curva que começa a descer” em Itália e “a pressão a diminuir” em Espanha, mas, também, a pressão para retomar a atividade económica, cuja suspensão generalizada já provocou um acentuado crescimento do desemprego e dificuldades de liquidez nas empresas.
LEIA DEPOIS
Morreu de cancro aos 30 anos e no funeral só estiveram funcionários da funerária e coveiros
Em Bruxelas, a preocupação foi hoje sublinhada: é “muito importante” que o levantamento de restrições seja feito de forma coordenada e “no momento oportuno”, razão pela qual a Comissão Europeia apresentará na quarta-feira as suas orientações.
ÁUSTRIA
O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou na segunda-feira um roteiro para reativar a atividade económica que tem como primeiro ponto a reabertura dos pequenos estabelecimentos comerciais, com menos de 400 m2, a partir de 14 de abril.
A reabertura implica limites ao número de clientes que podem estar dentro do estabelecimento, uma pessoa por cada 20m2, medidas rigorosas de desinfeção e a obrigatoriedade do uso de máscara para clientes e trabalhadores.
Estabelecimentos comerciais maiores serão autorizados a abrir a 1 de maio, mas restaurantes, hotéis ou cabeleireiros só a partir de meados de maio, com cuidados especiais.
Os exames finais universitários e do ensino secundário serão realizados, mas as escolas permanecerão encerradas até meados de maio, em data que será anunciada no final de abril, e as universidades manterão as aulas à distância até ao final do ano letivo.
Grandes eventos públicos continuarão proibidos pelo menos até ao final de junho e não há data prevista para a reabertura de cinemas e teatros, piscinas, recintos desportivos e ginásios.
Mantém-se em vigor o apelo aos cidadãos para limitarem as deslocações ao estritamente necessário, como trabalhar, comprar alimentos ou prestar assistência a pessoas vulneráveis.
A partir da próxima semana, será obrigatório usar máscara nos transportes públicos e no interior das lojas, estando prevista uma multa de 50 euros para quem não respeitar a obrigação.
DINAMARCA
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, anunciou também na segunda-feira a reabertura progressiva de creches e escolas primárias a 15 de abril e as dos níveis de ensino seguintes, incluindo o secundário, a 10 de maio.
Os exames finais do secundário não se vão realizar, dependendo as classificações dos alunos da avaliação contínua.
Restaurantes, cafés, bares, cabeleireiros, casas de massagens, centros comerciais e discotecas continuam encerrados e as concentrações de mais de 10 pessoas proibidas. Igrejas, bibliotecas e recintos desportivos permanecem fechados pelo menos até 10 de maio. O encerramento de fronteiras também se mantém e as viagens ao estrangeiro desaconselhadas.
NORUEGA
Erna Solberg, a primeira-ministra norueguesa, anunciou hoje um alívio progressivo das restrições a partir de 20 de abril, um dia depois de o ministro da Saúde, Bent Hoie, ter anunciado que a epidemia está “sob controlo” no país.
A partir de 20 de abril reabrem creches e consultórios de atividades como a fisioterapia ou a psicologia e é levantada a proibição de deslocações a casas de férias ou de fim de semana.
Numa segunda etapa, com início a 27 de abril, vão voltar a funcionar, parcialmente, os estabelecimentos escolares, incluindo universidades, assim como cabeleireiros e clínicas de massagens e tratamentos dermatológicos.
Mantêm-se em vigor a proibição de eventos culturais e desportivos, o fecho de fronteiras, as medidas de quarentena e autoisolamento, o teletrabalho sempre que é possível, e o encerramento de restaurantes, cafés e bares.
A Noruega registou nos últimos dias uma redução da taxa de propagação, definida pelo número de contágios por cada pessoa doente com covid-19, para 0,7, que compara com uma taxa de 2,5 antes da adoção de medidas de contenção, em meados de março.
REPÚBLICA CHECA
O vice-primeiro-ministro checo, Karel Havlicek, anunciou na segunda-feira a atenuação gradual de algumas das medidas de contenção, encarada como “um teste”, segundo o ministro da Saúde, Adam Vojtech.
A partir de hoje, as pessoas que pratiquem ciclismo, corrida ou outras atividades desportivas ao ar livre deixam de ter a obrigação de usar máscara, imposta em março a todas as pessoas que circulem no espaço público.
Na quinta-feira, são autorizadas a reabrir as lojas de jardinagem, ferramentas, materiais de construção e de bicicletas, desde que ofereçam desinfetante e luvas aos clientes e assegurem uma distância de segurança entre clientes e funcionários.
Até agora, apenas lojas de alimentos e farmácias podem funcionar no país. O ministro adiantou que vai ser avaliada esta semana a reabertura de outras lojas após a Páscoa. As concentrações de mais de 10 pessoas continuam proibidas.
As fonteiras vão manter-se encerradas, mas a partir de 14 de abril a proibição de viajar para o estrangeiro vai ser parcialmente levantada, passando a autorizar-se as viagens de negócios, por razões de saúde ou visitas a familiares, desde que os viajantes cumpram 14 dias de quarentena após o regresso ao país.
LEIA MAIS
Covid-19 já matou mais de 75 mil pessoas em todo o mundo
Dias Ferreira infetado com Covid-19. Ex-dirigente do Sporting está internado
Leia a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram