Covid-19: Pfizer atrasa segunda remessa das vacinas em Espanha

A segunda remessa de vacinas da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em Espanha, agendada para esta segunda-feira, 28 de dezembro, foi adiada para amanhã, terça-feira.

Covid-19: Pfizer atrasa segunda remessa das vacinas em Espanha

A segunda remessa de vacinas da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em Espanha, agendada para esta segunda-feira, 28 de dezembro, foi adiada para amanhã, terça-feira.

Em comunicado, o ministro da Saúde, Salvador Ilia, confirmou o atraso de um dia na chegada das doses. Simultaneamente, a Pfizer Espanha reportou, publicamente, que “foi informada pela sua fábrica em Puurs (Bélgica) do atraso dos envios para oito países europeus, incluindo Espanha, devido a um problema no processo de carregamento e expedição“.

Apesar de a próxima entrega de vacinas ter sido adiada por algumas horas e chegue a Espanha na terça-feira, o governo espanhol esclareceu que o processo de vacinação continua “em todo o país”.

As primeiras 9.750 vacinas da Pfizer/BioNTech aterraram em Espanha no sábado, 26 de dezembro, provenientes da Bélgica. O diretor geral da Pfizer Espanha, Sergio Rodríguez, lembrou que chegaram em dois contentores, os mesmos que foram enviados a cada estado membro da União Europeia para esta “primeira entrega simbólica“.

À primeira entrega de vacinas, seguir-se-ia a remessa de 350 mil doses inicialmente previstas para esta segunda-feira, uma quantidade que será recebida todas as segundas-feiras das próximas 12 semanas até atingir um total de 4,5 milhões de doses, que vão ser administradas na primeira fase aos grupos prioritários.

A Comissão Europeia adquiriu à Pfizer/BioNTech um total de 200 milhões de doses, das quais a Espanha receberá 10 por cento – cerca de 20 milhões.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1.7 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 6.619 em Portugal.

LEIA MAIS
Marta Temido confirma chegada da segunda entrega de vacinas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS