Covid-19: Portugal apontado como exemplo em França
Artigo do jornal France Inter tem como título «o mistério português face à covid-19». São apontadas várias explicações para o «sucesso» da contenção.
«Portugal está relativamente afastado da epidemia. Os portugueses estão confinados em casa, mas não há sanções, nem obrigatoriedade de apresentarem atestado para deslocações. Espanha foi severamente atingida e o Governo proibiu qualquer atividade económica não essencial. Em Portugal, apesar de os portugueses estarem em casa, as medidas não são tão severas. O primeiro-ministro, António Costa, já disse que os portugueses são disciplinados e que a repressão seria inútil», começa por se escrever num artigo do jornal France Inter. O jornalista questiona, depois, porque não estamos, nós, portugueses, numa situação mais grave face ao vizinho, Espanha, que conta com, á datado artigo, «6733 vítimas mortais, contra apenas 119 em Portugal», o que «em proporção perante o número da população dos dois países, é 11 vezes inferior». O jornal avança uma explicação em vários pontos.
LEIA DEPOIS
ASAE realiza operação focada na especulação de preços
Geografia
Portugal é o único país da Europa que tem apenas um vizinho, Espanha. «Foi, portanto, o único país europeu onde o encerramento precoce das fronteiras foi eficaz.»
Turismo
Segundo o France Inter, «Portugal vive muito do turismo e o surto de covid-19 surgiu fora da época alta». Por isso, diz a publicação, o nosso país «não foi confrontado com uma vaga significativa de casos importados e teve apenas de lidar com alguns turistas contaminados».
Tempo para prever o surto de covid-19
Portugal teve a vantagem de «ver a Espanha e a Itália em dificuldades» antes que a epidemia entrasse no país. «Esta mais-valia permitiu a Portugal tirar lições antecipadas e evitar cometer os mesmos erros. Portugal isolou-se ao mesmo tempo do que nós [em França], numa altura em que os casos se podiam contar pelos dedos da mão. E, sim, António Costa tem razão: os portugueses conseguiram autodisciplinar-se».
O extenso artigo refere outros pontos diferenciadores de Portugal face a Espanha, Itália e França. «Deixaram de ir a bares, restaurantes e fecharam as escolas quando viram aquilo por que os restantes países estavam a passar.» O jornalista questiona ainda se não haverá uma razão «estrutural» para estas atitudes «diferenciadoras». «Há uma continuidade governamental que não existe em Espanha. A atual coligação de Esquerda está no poder desde 2015. Espanha teve quarto eleições no mesmo período. Portugal também saiu primeiro da austeridade, o que favoreceu o setor da Saúde e levou a ter um serviço mais capaz de enfrentar a pandemia», escreve o France Inter.
«Em Portugal, toda a gente protege toda a gente»
A reportagem termina com um elogio à decisão de «regularizar todos os imigrantes no País, que assim passam a poder ter acesso ao serviço de saúde gratuito». «Em Portugal, toda a gente protege toda a gente da covid-19», conclui o jornalista do France Inter.
Texto: Cynthia Valente | WiN Porto
LEIA MAIS
Marcelo Rebelo de Sousa frisa que se impõe «manter as medidas de contenção»
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram