ALERTA! Chineses identificam novos sintomas da covid-19 [estudo]
Divulgado só agora, estudo feito em fevereiro mostra que parte dos pacientes apresenta problemas neurológicos durante a infecção da covid-19.
Dores de cabeça, tonturas, confusão mental, convulsões, sonolência, perda da coordenação muscular e até acidentes vasculares cerebrais (AVC) estão entre os sintomas apresentados por parte dos pacientes com a covid-19 na China. A informação foi divulgada por cientistas do país, de acordo com um estudo realizado com 214 infectados pelo novo coronavírus, entre os dias 16 de janeiro a 19 de fevereiro. De acordo com o estudo, pelo menos 78 dos pacientes (36,4%) relataram pelo menos um problema neurológico depois de terem sido contagiados pelo novo coronavírus.
LEIA DEPOIS
Conjuntivite também é apontada como sintoma do novo coronavírus
Covid-19 pode atingir o sistema nervoso central
O vírus pode chegar ao sistema nervoso central através da corrente saguínea ou diretamente pelo nariz, pelo nervo olfativo. «A pessoa pode ter contato com o vírus pela narina e, através do nervo que leva a informação do nariz até ao cérebro, ficarinfetada. A falta de ar, por exemplo, pode ocorrer por agressão neurológica do novo coronavírus na região do cérebro responsável por controlar os centros da respiração», explica o neurologista Saulo Nardy Nader, do Hospital Israelita Albert Einstein, ao jornal Folha de S. Paulo. Nos Estados Unidos, na Itália e na China, vários médicos relatam que pessoas com doenças neurológicas pré-existentes têm manifestado confusão mental, perda temporária da capacidade da fala, desorientação e letargia depois de contraírem a covid-19.
LEIA MAIS
Coronavírus: Estudo revela as 3 principais preocupações dos portugueses
Siga a Impala no Instagram