Covid-19: Tudo o que precisa de saber sobre a vacinação em 5 perguntas

Saiba como vai ser o plano de vacinação, em 5 perguntas.

Covid-19: Tudo o que precisa de saber sobre a vacinação em 5 perguntas

As primeiras vacinas chegam entre 24 e 26 de dezembro e a vacinação contra a covid-19 inicia-se entre 27 e 29 de dezembro. Saiba como vai ser o plano, em apenas 5 perguntas.

O plano de vacinação contra a covid-19

1. Quem toma o primeiro lote de vacinação?

As primeiras vacinas ser tomadas por profissionais de Saúde, mas falta sabe-se em concreto quem será vacinado já neste ano, nem em que região. As primeiras 9.750 doses chegam entre 24 e 26 de dezembro e serão administradas entre 27 e 29 deste mês. Esta primeira inoculação terá praticamente significado simbólico porque só em janeiro arranca verdadeiramente a 1.ª fase da campanha de vacinação.

2. Quantas vacinas vamos receber?

Prevê-se que o País venha a receber 22 milhões de doses, vindas de seis farmacêuticas. A primeira será a da Pfizer-BioNTech, que entregará 62 caixas, mas 29 ficarão guardadas para garantir que quem for vacinado agora terá a dose de reforço, obrigatória, passados 21 dias. Até março, a Pfizer deverá entregar a Portugal 1,3 milhões de doses, suficientes para vacinar 665 mil pessoas.

3. Onde podemos tomar as vacinas?

Na 1.ª fase, a vacinação será feita nos locais de trabalho dos profissionais de Saúde, em lares e em unidades de cuidados continuados (tanto a trabalhadores como a utentes) e nos centros de saúde. Não é claro se o sistema se repetirá na 2.ª fase, que envolve 2,7 milhões de pessoas. Na 3.ª fase, será imunizada a população restante, 6,350 milhões de portugueses. A campanha será maciça e câmaras e juntas de freguesia já disponibilizaram espaços, como alguns dos edifícios-sede das juntas ou pavilhões. Não é ainda certo que as farmácias venham a participar na vacinação.

4. Como será feita a distribuição?

As empresas que irão transportar as vacinas estão sob sigilo, mas terão obrigatoriamente de ser especializadas no transporte de medicamentos, com sob apoio logístico Forças Armadas, que não participam no transporte. Cada farmacêutica multinacional terá de transportar a vacina até um posto de armazenagem em cada país. A Pfizer entregará as doses num local secreto – na zona centro do Pais, próximo de Coimbra – e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

5. Qual o prazo de validade da vacina?

A vacina da Pfizer-BioNTech pode ser conservada por seis meses a 80º negativos. Depois de colocadas em caixas térmicas com gelo seco, mantêm intactas as propriedades durante 30 dias, tendo o gelo de ser renovado de 5 em 5 dias. Depois de aberta a caixa, a vacina deve ser guardada num frigorífico normal durante no máximo de 5 dias (120 horas). Depois de o frasco ser aberto, as doses têm de ser administradas em menos de seis horas.

Impala Instagram


RELACIONADOS