Covid-19: UE antecipa decisão sobre vacina da Pfizer-Biontech

Agência reguladora europeia antecipa data do anúncio sobre a vacina da Pfizer-Biontech para 21 de dezembro, após pressão de alguns Estados-membros, como Alemanha, Itália, Hungria e Polónia.

Covid-19: UE antecipa decisão sobre vacina da Pfizer-Biontech

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) antecipou a data para o anúncio de uma decisão sobre o uso na União Europeia (UE) da vacina da farmacêutica Pfizer e biotecnológica Biontech. O órgão regulador da UE acaba de comunicar que a decisão será anunciada em 21 de dezembro, em vez de no dia 29, depois de forte pressão por parte de Alemanha, Itália, Hungria e Polónia.

LEIA DEPOIS
«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde

Reino Unido foi o primeiro país do mundo a aprovar a vacina

O Reino Unido, que abrigava a sede da EMA até deixar a União, foi o primeiro país do mundo a aprovar com caráter de emergência a vacina da Pfizer-Biontech, seguido de Estados Unidos da América, Canadá, Singapura e de Bahrain. Em comunicado, a agência europeia diz ter recebido dados adicionais anteriormente exigidos à Pfizer e à Biontech nesta segunda-feira, 14 de dezembro.

Vacina para a covid-19 “só com resultados robustos”, avisa EMA

“Uma reunião extraordinária do comité foi agendada para o dia 21 de dezembro”, sem deixar de avisar que só anunciará um decisão favorável “se os dados sobre qualidade, segurança e eficácia da vacina forem suficientemente robustos e completos para determinar que os benefícios superam os riscos”.

LEIA AGORA
Costa dá liberdade de circulação no Natal, mas ministra aconselha “cuidado”

Impala Instagram


RELACIONADOS