Creches fechadas até quando? Sou ou não obrigado a pagar?
Enquanto umas cancelam a mensalidade, outras exigem a totalidade do valor, e algumas optam por descontos. Mas o que diz a lei? Nada.
Em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, António Costa declarou “aos pais e educadores” que as atividades em jardins de infância e creches só será retomada “quando forem revistas as atuais regras de distanciamento – regras que são impossíveis de cumprir em sala por crianças desta faixa etária”.
Desta forma, continua a polémica sobre as mensalidades nas creches, encerradas por tempo indeterminado. O governo ainda não se pronunciou sobre o tema, por isso, não há uma norma única a ser seguida, o que está a levar várias instituições a implementarem regras diferentes.
Enquanto umas cancelam a mensalidade, outras exigem a totalidade do valor, e ainda outras outras optam por descontos. Mas o que diz a lei? Nada.
LEIA DEPOIS
Aulas presenciais apenas das disciplinas sujeitas a exame. Alunos e professores usarão máscaras
A lei nada diz sobre esta matéria. Se uma empresa tem os funcionários em casa sem prestar funções terá de decretar a suspensão da sua atividade de trabalho e recorrer ao apoio que o Estado concede para o efeito. Que apoio é esse? «É uma compensação retributiva por intermédio da qual terão de ser pagos aos trabalhadores dois terços da sua remuneração ilíquida ou o valor de 635€, consoante o que for mais elevado, em que a entidade empregadora paga 30% e a segurança social 70% (e neste caso com o limite máximo de 1905€)”, refere Paula Margarido.
Se os educadores estão em casa e com as suas prestações de trabalho suspensas “é necessário solicitar aos pais, pelos menos, parte das mensalidades dos filhos que possibilitem o pagamento dos 30% de remuneração dos trabalhadores e alguns custos fixos, como água e luz. Tem de haver cedência de ambas as partes», conclui a Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados.
Texto: Marta Amorim e Carla S. Rodrigues
LEIA MAIS
Marta Temido: «Um doente pode ter realizado vários testes com resultado positivo».
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram