David Cronenberg preside ao júri do Lisbon & Sintra Film Festival
Os realizadores David Cronenberg e Abel Ferrara, o encenador Peter Brook, o escritor Enrique Vila-Matas e o pianista Stephen Kovacevich vão estar em novembro em Portugal no Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), foi anunciado.
Os realizadores David Cronenberg e Abel Ferrara, o encenador Peter Brook, o escritor Enrique Vila-Matas e o pianista Stephen Kovacevich vão estar em novembro em Portugal no Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST),foi hoje anunciado.
Depois de dez edições repartido entre Lisboa e o Estoril, o festival faz agora uma parceria dos espaços culturais da capital com os de Sintra entre os dias 17 e 26 de novembro. Apesar de ter habitualmente uma programação com teatro, artes plásticas e música, o LEFFEST é sobretudo um festival de cinema, como afirmou o diretor, Paulo Branco.
Estão previstas várias antestreias, como “I love you Daddy”, de Louis C.K., “Molly’s Game”, de Aaron Sorkin, “Wonder Wheel”, de Woody Allen, “The Devil and Father Amorth”, de William Friedkin, e “On body and soul”, de Ildikó Enyedi, todos fora de competição.
Na competição, cujo júri é presidido por Cronenberg, estão 13 filmes, como “Les gardiennes”, de Xavier Beauvois, “Frost”, de Sharunas Bartas, e “Western”, de Valeska Grisebach, todos com as presenças dos realizadores.
Na competição estará também “Verão danado”, de Pedro Cabeleira
Na apresentação do festival, Paulo Branco sublinhou que este “não é festival de passadeira vermelha”, mas sim um festival “para os convidados estarem com o público”, sem que se trate de “um desfile”.
“O festival faz a ponte entre os grandes artistas e os espectadores”, referiu o produtor.
Ainda assim, entre os cerca de 90 convidados estão nomes como Abdellatif Kechiche, que apresentará o filme “Mektoub, my love: Canto uno”, Julian Schnabel, Abel Ferrara e Isabelle Huppert, que serão alvo de retrospetivas, e o pianista Stephen Kovacevich, que atuará no Palácio Nacional de Queluz.
Da programação, destaque ainda para as retrospetivas dos realizadores portugueses João Mário Grilo e José Vieira, e duas representações do espetáculo “Battlefield”, de Peter Brook e Marie-Hélène Estienne.
As mais vistas
Siga a Impala no Instagram